Irã promete fornecer provas de que os EUA apoiam o Estado Islâmico

'Armas, abastecimentos, ajuda médica e logística são indicações desse apoio', afirma representante do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica


Estado Islâmico

Estado Islâmico Foto: Reprodução

O Irã vai publicar provas do apoio dos EUA ao Estado Islâmico, disse ao canal RT o assessor do comandante do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica (IRGC) Hamid Reza Moghadam Far.

"Deve ser mencionado que [as provas] não são documentos, ou textos escritos, ou contratos que podem ser tornados públicos na forma escrita, estas provas se referem a acontecimentos no campo de batalha. Isto significa que elas mostram em que lugares eles [os EUA] têm prestado ajuda ao Estado Islâmico. As armas, abastecimentos, ajuda médica e logística são indicações desse apoio [dos EUA ao Estado Islâmico]", disse o representando do IRGC ao RT.

Ele sublinha que a criação do Estado Islâmico também foi obra dos EUA.

"Eles não podem esconder esse fato. Mas mesmo agora, quando eles dizem que fizeram um erro criando esta organização e que agora a querem eliminar, eles estão dizendo mentiras e há muitos documentos que provam isso", acrescentou Hamid Reza Moghadam Far.

No dia 11 de junho, o vice-chefe dos estados-maiores do exército iraniano, Mostafa Izadi, disse que Teerã tem provas que Washington presta ajuda aos terroristas do grupo Daesh.

Anteriormente, o presidente legítimo da Síria, Bashar Assad, sublinhou o apoio aos terroristas efetuado por Washington. Segundo ele, logo depois do início dos ataques aéreos da Força Aeroespacial da Rússia contra as posições de extremistas, o território controlado por terroristas começou se reduzindo.

Fonte: Sputnik Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: