Mundo

Irã espera que Trump respeite acordo nuclear

O presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do parlamento iraniano Alaeddin Boroujerdi manifestou a esperança

Quarta - 09/11/2016 às 16:11



Foto: VazAonde Irã
Irã

Na quarta-feira (09), o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do parlamento iraniano Alaeddin Boroujerdi manifestou a esperança de que o presidente eleito Donald Trump respeite o acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Trump conseguiu 276 delegados (ainda nem todos os votos foram apurados, podendo Trump conseguir ainda mais votos) contra apenas 218 da ex-secretária de Estado Hillary Clinton apoiada pelo atual presidente, Barack Obama. Ele será o 45º presidente do país.

"Existe uma diferença entre Trump durante as eleições e Trump no cargo do presidente norte-americano, nós aguardamos para ver qual será a política de Trump em relação à região e ao mundo islâmico", informou Boroujerdi citado pela Sputnik Árabe.

Segundo ele, "o governo americano prometeu cumprir o acordo nuclear, e seria natural que o novo presidente respeitasse as decisões internacionais". Entretanto, Boroujerdi destacou que "a vitória de Trump demonstra a reação do povo americano aos adeptos de guerras que provocaram a morte de milhares de americanos e gastos de milhões de dólares pelos EUA".

Na opinião de Boroujerdi, se a política de Trump no cargo de presidente continuar a mesma que ele definiu na sua campanha eleitoral, "haverá necessidade de acabar com a agressão saudita no Iêmen e pelo menos parar de armar a Arábia Saudita".

As conversações do chamado sexteto de negociadores internacionais com o Irã foram concluídas em 14 de julho de 2015 com um acordo histórico para controlar o programa nuclear de Teerã em troca do levantamento das sanções internacionais. 

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: