Mundo

Inundações no Irã deixam ao menos 21 mortos e mais de 100 feridos

As inundações ocorrem quando o Irã celebra o ano novo persa, o Noruz
Fonte: Noticias ao minuto | Editor: Redação 26/03/2019 15:02
Inundações no Irã Inundações no IrãFoto: Reprodução

Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em inundações no Irã, segundo balanço provisório dos serviços de socorro e do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (26).

Só na cidade de Shiraz (sul) morreram 19 pessoas e 98 ficaram feridas, enquanto na província de Kermanshah (oeste) morreu uma pessoa e na de Lorestan (oeste) foi contabilizado outro morto.

O Ministério da Saúde indicou que pelo menos 110 pessoas ficaram feridas.

O guia supremo, 'ayatollah' Ali Khamenei apresentou condolências às famílias das vítimas e apelou aos responsáveis para tudo fazerem para acelerar a ajuda e as compensações financeiras.

As inundações ocorrem quando o Irã celebra o ano novo persa, o Noruz, o que terá atrasado os trabalhos de socorro devido ao fato de muitos funcionários estarem de férias. Um comitê nacional de gestão de crise foi ativado na segunda-feira pelo Governo.

Segundo os serviços de meteorologia, a chuva deve continuar até quarta-feira. Estas inundações, de uma magnitude rara num país conhecido pela sua aridez, afetam sobretudo o oeste e o sul.

Vinte das 31 províncias foram atingidas e algumas aldeias foram evacuadas, enquanto cerca de uma centena registram cortes de eletricidade e água. Numerosas estradas ficaram cortadas devido às inundações e deslizamento de terras.

Comentários