Interpol suspende parceria em projeto devido a escândalo de corrupção

Suspensão Euros Futebol Interpol Fifa


Fifa

Fifa Foto: Reprodução

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) anunciou hoje (12) a suspensão de uma parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) no valor de 20 milhões de euros, devido ao escândalo de corrupção que atingiu a entidade que rege o futebol mundial.

O secretário-geral da Interpol, o alemão Jürgen Stock, informou que vai suspender o programa intitulado Integridade no Desporto, criado em maio de 2011 e que deveria se prolongar por dez anos.

“Atendendo ao atual contexto em torno da Fifa e apesar de a Interpol continuar determinada em desenvolver o nosso programa Integridade no Desporto, decidi suspender o acordo”, explicou Stock, em comunicado.

A Interpol acrescentou que “todos os parceiros externos, sejam públicos ou privados, devem partilhar os valores fundamentais da organização”, destacando que a Fifa se comprometia no acordo a desenvolver atividades compatíveis com esses princípios.

No dia 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que são investigados subornos no valor de US$ 151 milhões.

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da Fifa num hotel de Zurique. Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente da instituição, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: