Interpi busca solucionar demandas das quebradeiras de coco na região dos Cocais

O Movimento de mulheres quebradeiras de coco foi recebido em reunião no Interpi


Herbert Buenos Aires dialoga com famílias qudbradeiras de coco sobre regularização em Esperantina

Herbert Buenos Aires dialoga com famílias qudbradeiras de coco sobre regularização em Esperantina Foto: Gorete Gonzaga

O diretor geral do Instituto de Terras do Piauí - Interpi, Herbert Buenos Aires de Carvalho recebeu, na sexta-feira, 24 de novembro, uma comitiva de cerca de 40 de mulheres quebradeiras de coco e seus familiares, acompanhadas por Helena Gomes da Silva, coordenadora no Piauí do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu - MICQB, e pelo advogado Rafael Silva. Na extensa pauta, foram discutidos diversos problemas envolvendo conflito, insegurança e garantias de posse das terras nas quais as famílias assentadas vivem e trabalham.

O diretor geral do Interpi, Herbert Buenos Aires de Carvalho ratificou que a área, na qual estão assentadas as famílias quebradeiras de coco babaçu, continua em processo judicial. Mostrou também sua preocupação na solução do problema.

“Esta área foi adquirida pelo Estado e posteriormente houve uma demanda judicial, pessoas que questionaram parte da área vendida e, essa demanda, hoje impede que façamos a transferência do título de propriedade para essas pessoas. A maior parte dessas famílias já possui o título de Concessão de Uso Real da Terra e nós pretendemos agora transformar esses títulos em definitivos”, explicou Buenos Aires, lembrando que o processo não depende somente do Estado, depende do julgamento da Justiça.

“No que diz respeito ao Interpi, estamos acertando com o MICQB fazer um novo georreferenciamento da área, haja vista que já foi realizado um anteriormente e se constatou uma diferença de área real e a área que está no documento de compra e venda”, explicou.

O gestor anunciou aos presentes que será formada uma equipe do Interpi para retornar à área ainda neste ano. “Vamos deixar toda a parte técnica preparada e concluída para que, quando o processo se deslide na Justiça, nós possamos atender às famílias, que realmente precisam da garantia de posse de suas terras para produzir melhor e com segurança”, finalizou.

Helena Gomes da Silva, coordenadora do MICQB, informou que a reunião era necessária para debater sobre a regularização da terra na região dos Cocais e que “a situação em diversas comunidades da região é tensa devido à falta de definição dos processos, principalmente pela demarcação dos territórios onde estas famílias vivem há mais de 50 anos famílias, em sua maioria, quebradeiras de coco-babaçu”.

Uma nova reunião de trabalho em conjunto foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, no Interpi.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: