Ciência & Tecnologia

Internet para Todos: Mais de 1,5 mil cidades aderiram ao programa

Capital paulista acertou adesão nesta segunda-feira

Terça - 27/02/2018 às 11:02



Foto: tabloidesp.com.br Gilberto Kassab
Gilberto Kassab

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Prefeitura de São Paulo assinaram nesta segunda-feira (26) acordo para adesão do município ao programa Internet para Todos, que levará banda larga a localidades sem conectividade de todo o país por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

A prefeitura assinou ofício em que requisita a inscrição no programa, que já recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal por meio do satélite, em órbita desde maio de 2017. Até esta segunda-feira, mais de 1,5 mil municípios de todo o Brasil já haviam aderido ao Internet para Todos. Deste total, 838 estão indicando as localidades que deverão receber banda larga.

O convênio com as prefeituras é o quarto a ser feito pelo MCTIC para utilizar a capacidade do SGDC para conexões de internet. Segundo o ministro Gilberto Kassab, antenas começam a ser instaladas em maio para fornecer a banda larga. “Cada localidade apontada por qualquer prefeitura do Brasil terá a sua antena. Isso significa que qualquer localidade de São Paulo, em pouco tempo, terá conectividade”, explicou o ministro.

Ele acrescentou que, no início, serão instaladas 200 antenas por dia. “Porque não podemos perder um dia de utilização do satélite. O satélite tem 18 anos de vida útil. E cada dia que a gente perde dessa capacidade é qualidade de vida que a gente deixa de oferecer e receita que deixa de entrar nos cofres do governo federal para que ele possa repor o que investiu e guardar recursos para investir em mais satélites”, afirmou Kassab.

Convênios

Além dos convênios com os municípios, o MCTIC firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para melhorar as comunicações estratégicas e o monitoramento das fronteiras brasileiras; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo 7 mil beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, também para expandir o acesso à banda larga em hospitais e postos de saúde.

Além do ministro, participaram da cerimônia o prefeito de São Paulo, João Doria, secretários municipais e dirigentes da Telebras.

Para Doria, a adesão da cidade ao programa Internet para Todos complementa um esforço da prefeitura nas ações de digitalização e desburocratização. “Até o mês de julho vamos eliminar papel nos procedimentos na cidade. E muito desse apoio vem do governo federal”, destacou.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: