Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) entrega etilômetros certifica

Imepi 900 testes PM


Bafômetro

Bafômetro Foto: Reprodução

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) entregou na manhã de hoje à Polícia Militar do Piauí, 38 etilômetros (bafômetros) que foram calibrados pelo Inmetro no Rio de Janeiro e certificados pelo Imepi.
O diretor geral do Imepi Messias Júnior acompanhou a entrega e ressaltou a importância da verificação anual desses instrumentos. “A certificação dos etilômetros atesta a confiabilidade nas ações de trânsito realizadas pela PM como a Lei Seca, por exemplo, impossibilitando o motorista de contestar o resultado do teste. O Imepi/Inmetro garante essa segurança à sociedade”, afirmou.

A PM possui atualmente 158 etilômetros, todos em perfeitas condições de uso. De acordo com o Major Adriano de Lucena, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), “A base técnica oferecida pelo Imepi/Inmetro é necessária para dar suporte nos testes de alcoolemia. De acordo com nosso planejamento de aferição, uma parte dos etilômetros é enviada para o Inmetro e a outra permanece em uso”, afirmou.

No ano passado, o Imepi entregou 49 bafômetros certificados à PM, que realiza atualmente 240 testes de alcoolemia por mês. A meta é aumentar este número para 900 testes por mês.

Fonte: Acesse Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: