Geral

Instituto de Identificação muda de endereço após denúncia

"Em dois ou três meses haverá mudança", prometeu o secretário de Segurança
Fonte: TV | Editor: Paulo Pincel 23/01/2019 08:32
Equipe da ATI no Instituto de Identificação Equipe da ATI no Instituto de IdentificaçãoFoto: Ascom

Depois que imagens foram divulgadas nas redes sociais, mostrando o completo abandono o Instituto de Identificação do Piauí, a Secretaria de Estado da Segurança Pública finalmente decidiu agir. Ou prometer.

O secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, anunciou na manhã desta quarta-feira (23), durante entrevista, que o Instituto de Identificação, que funciona precariamente na antiga sede da SSP-PI na Praça Saraiva, no Centro de Teresina, vai mudar de endereço.

"Em cerca de dois ou três meses haverá mudança", prometeu o secretário, sem revelar onde vai funcionar a nova sede e o que vai ser feito com mais de 4,7 milhões de prontuários de registo civil, que estão amontoados, a maioria bastante desgastados pela ação do tempo e o descaso das autoridades.

O diretor do Instituto de Identificação, Francisco das Chagas Pinheiro, admite que o problema é antigo e que não faltaram expedientes do órgão para a Secretaria solicitando a reforma ou a transferência, mas a burocracia impede que as ações aconteçam.

"Houve um início com 40 mil prontuários digitalizados, mas nós vamos dar continuidade a essa digitalização, até porque não existem mais armários para guardá-los, estão empilhados", assume Pinheiro.

Além das 300 senhas oferecidas diariamente no Instituto de Identificação, no Centro, as pessoas podem requerer a emissão ou a segunda via da Carteira de Identidade (RG) em no Espaço Cidadania no Shopping Rio Poty e nos postos de atendimento no Parque Piauí, Renascença e Ladeira do Uruguai.

Comentários