INSS recupera no Piauí R$ 7,5 milhões pagos indevidamente a \"falecido

bancos segurados aposentados fraude INSS


De Teresina – O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, no Piauí, recuperou em 2012 mais de RS 7,5 milhões referentes a benefícios pagos indevidamente pelos bancos a “procuradores” de segurados falecidos. Os dados são da Seção de Orçamento, Finanças e Logística e do Serviço de Monitoramento de Benefícios (MOB), da Gerência Executiva do INSS em Teresina. O montante foi devolvido por meio de cobrança administrativa junto à rede bancária e instituições financeiras que pagam os benefícios do instituto.

A recuperação de recursos de benefícios previdenciários pagos indevidamente é feita através de processos administrativos movidos por equipes de Monitoramento Operacional de Benefícios – MOB, mantidas pelo INSS em todas as gerências e agências da Previdência Social em todo o País. Essas equipes monitoram diariamente a regularidade na concessão e manutenção dos benefícios pagos pela Previdência Social.

O gerente executivo do INSS em Teresina, Carlos Augusto Viana, explica que no caso específico dos bancos, o INSS abre o processo porque eles são responsáveis pela manutenção da conta corrente e a renovação da senha do segurado, bem como pelo bloqueio da conta no caso da constatação do óbito. “Se após a morte do segurado o banco continuar pagando o benefício em conta corrente ele terá de devolver os valores ao INSS, conforme contrato mantido entre o Instituto e os bancos”, explica o gerente.

Carlos Augusto Viana ressalta que as equipes do MOB, em todo o país, trabalham em parceria com a Polícia Federal - PF, a Controladoria Geral do União – CGU, e com o Tribunal de Contas da União – TCU. Essas instituições também contam com a colaboração de cidadãos que denunciam os recebimentos indevidos de benefícios.

De acordo com o gerente do INSS, parentes formam a maior parte dos que continuavam recebendo o benefício após a morte do segurado. Segundo ele, a partir de denúncias e do cruzamento de dados as instituições envolvidas nas investigações acionam o INSS para que faça a análise da regularidade dos benefícios sob suspeitas. “Em caso de confirmação de irregularidade, o INSS abre processo administrativo de cobrança para contar quem paga ou quem recebe indevidamente o benefício”, completa Carlos Augusto Viana.

Fonte: Comunicação INSS/PI

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: