Geral

INSS implanta novo sistema para agilizar atendimento no Piauí

SIBE APS Piauí INSS

Terça - 07/05/2013 às 19:05



A Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Teresina, está implantando o Sistema Integrado de Benefícios – SIBE, em todas as agências da Previdência Social – APS\'s, que foram inauguradas no Piauí neste ano.

O SIBE é uma nova ferramenta de informática que substituindo sistemas que estão se tornando obsoletos, mas ainda são usados pelos servidores do INSS na avaliação de processos que tratam da concessão ou não de benefícios.

O novo sistema já está em funcionamento em 25 das 29 agências existentes no Estado. Na semana passada foi implantado na APS de Miguel Alves. Ainda neste mês vão receber o mesmo sistema as agências de Altos, Batalha, Esperantina e Canto do Buriti, recém inauguradas. Em junho será a vez das agência de Cocal e Luis Correia, a serem inauguradas até o final deste mês.

O gerente executivo do INSS em Teresina, Carlos Augusto Viana, explica que o novo sistema é mais rápido porque é operado online, através da Internet. Também é mais seguro, já que pode se comunicar mais rapidamente com outros sistemas e bancos de dados dos demais órgãos do Governo Federal.

Para o chefe da Seção da Atendimento, William Machado, a vantagem do novo sistema é que ele é operado via web e, por isso, tornará mais rápida e segura a avaliação de documentos e outros aspectos que envolvem a concessão ou não de benefícios previdenciários.

A chefe do Serviço de Benefício da gerência de Teresina, Maria Mendes, disse que, neste primeiro momento, o sistema está sendo usado para a avaliar apenas os processos que tratam de dois benefícios: Assistência ao Idoso e o da Assistência às pessoas com deficiências. “Estamos em fase de implantação e precisamos ter cuidado. Aos poucos vamos abrindo espaços para os demais benefícios”, explica Maria Mendes.

Para implantação do SIBE estão trabalhando em conjunto técnicos da Dataprev, da Seção de Atendimento, da Seção de Benefícios, peritos médicos e assistentes sociais.

Mais informações: Comunicação Social do INSS/PI - Fonte: (86)3215-3005
 

Fonte: Luiz Brandão ? Jornalista - DRT/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: