Brasil

Inmetro proibirá comércio de cadeirinhas com cinto de dois pontos

inmetro cadeirinhas cinto de dois pontos

Quarta - 29/10/2014 às 23:10



Foto: divulgação Cadeirinhas com dois pontos estão na ira do Inmetro
Cadeirinhas com dois pontos estão na ira do Inmetro
 Portaria publicada pelo Inmetro proíbe, a partir de junho do ano que vem, a venda de cadeirinhas infantis com cintos de dois pontos. Para o setor varejista a medida valerá em dezembro de 2015. Para o órgão, as cadeiras com cinco pontos garantem maior segurança às crianças.

Outra medida prevista na portaria é a avaliação do nível de segurança das cadeirinhas infantis com o sistema isofix – que afivela a cadeira ao banco do veículo. No entanto, não será proibida a venda de cadeirinhas sem o sistema, já que muitos carros indispõem dele. Atualmente, menos de 5% dos veículos fabricados no Brasil oferecem o sistema.

As empresas fabricantes nacionais e importadoras deverão adequar-se à norma dentro de 18 meses. Produtos considerados fora dos padrões deverão ser retirados do mercado em dois anos. Em três anos, o Inmetro obrigará que o varejo só comercialize cadeirinhas certificadas.

Nota máxima
No teste mais recente realizado pelo Latin NCAP, no dia 23, o Volkswagen Golf geração sete atingiu a marca inédita de pontuação máxima com relação à segurança de passageiros infantis.

Nos testes de colisão de impacto frontal a 64 quilômetros por hora e lateral a 50 km/h, o modelo adquiriu cinco estrelas devido ao bom desempenho da ancoragem do Isofix e das ancoragens superiores para Sistemas de Retenção Infantil (SRI). “Aguardo que outros fabricantes e governos determinem, agora, sua meta para atingir resultados tão ótimos quanto os da VW; proporcionando, deste modo, proteção e benefício aos consumidores. Parabenizamos especialmente o VW Golf que alcançou a máxima pontuação em segurança, tanto para adultos quanto para crianças”, afirmou María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP e da Fundación Gonzalo Rodríguez.

O sistema Isofix foi lançado na Europa no final da década de 90, mas só foi regulamentado pela Comunidade Europeia em 2011. Mesmo com a legislação que determina o transporte adequado de crianças em veículos por faixa etária, não há nos EUA ainda regulamentação específica para uso do equipamento.

A obrigatoriedade da cadeirinha salvou a vida de muitas vidas no trânsito. A Polícia Federal calcula que o número de crianças menores de 10 anos caiu 23% no país desde outubro de 2011.

Fonte: radar nacional

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: