Iniciado canteiro de obras na Chapada do Araripe para a geração de ene

Planejamento Estado Ventos Energia Wilson Martins


energia através dos ventos

energia através dos ventos Foto: divulgação

O governador Wilson Martins vai a São Paulo, nesta quarta-feira (26), para reunião com a diretoria da Casa dos Ventos, empresa que tem previsão de investir mais de R$ 4 bilhões no Estado para a exploração de energia eólica.

A Casa dos Ventos está em fase de implantação, ainda no mês de março, do primeiro canteiro de obras na região da Chapada do Araripe, que abrange os municípios de Simões, Padre Marcos e Marcolândia.

A previsão é que entre setembro de 2015 até 2017, serão implantados quatro parques eólicos da empresa no Estado, produzindo em torno de 1350 MW de energia. Esta será uma das pautas da reunião entre o governador Wilson Martins e os secretários do Planejamento, Cezar Fortes, e o da Mineração e Energias Renováveis, Edson Ferreira, com executivos da empresa, que discutirão também como atrair indústrias que produzam equipamentos, como pás e turbinas, para o Piauí.

Na primeira fase de instalação dos parques, a Casa dos Ventos precisará de 380 unidades de ventiladores. De acordo com Cezar Fortes, um mercado consumidor certo está surgindo no Piauí. “Com este canteiro de ‘obras’, a Chapada do Araripe, na região do Semiárido piauiense, está abrindo um novo nicho de mercado, tendo necessidade de peças, como turbinas e pás, já que a logística de transporte é bem complicada e cara”, explica.

O Piauí tem capacidade de produção de energia renovável que ultrapassa os 2.000 MW, que representa em 15 vezes a energia produzida pela Barragem da Boa Esperança e em mais do que o dobro da demanda energética do Estado. “São mais de R$ 7 bilhões em investimentos, somente com a implantação dos parques, que deve ocorrer até 2016, quando vamos deixar de importar para exportar energia”, afirma Fortes. Além da energia eólica, o Piauí também se destaca no potencial de energia solar.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: