Geral

Iniciada a construção do primeiro plano de segurança do Piauí

Quarta - 22/03/2017 às 14:03



Foto: Divulgação Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu
Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu

Uma série de plenárias de segurança acontecerão em todos os 12 territórios do Piauí até abril deste ano. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Segurança, em parceira com as Secretarias de Planejamento e de Governo, que tem como objetivo contribuir, de forma participativa, o primeiro plano Estadual de Segurança Pública. A primeira plenária teve início às 8h e segue até às 17h desta quarta-feira (22), no auditório do Centro Guadalupe, na Vila Operária, em Teresina.

O tema inicial aborda os Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável do Território de Desenvolvimento Entre Rios. Além da plenária acontecem ainda oficinas temáticas. O Secretário Fábio Abreu destacou a importância da ampla participação na construção do Plano Estadual de Segurança

“Estarmos aqui com entidades e com pessoas que podem colaborar com ideias e participar diretamente na confecção deste Plano Estadual de Segurança Pública. Ao final teremos todo apanhado do que foi discutido nas plenárias, começando por Teresina. Com isso teremos um diagnóstico das necessidades do nosso Estado, inclusive orientando investimentos da SSP-PI e das outras instituições”, explicou Fábio Abreu, acrescentando que espera a conclusão do Plano de Segurança até o final do ano.

1

Representando o Governador Wellington Dias, o Secretário de Governo, Merlong Solano, lembrou que a segurança pública é uma área estratégica e que o enfrentamento à violência exige providências em diversas outras áreas.

“Porque o problema é de todo um sistema e a participação da sociedade na construção de um plano de gestão da segurança pública pode contribuir para que saia com o máximo de interesses representados, fortalecendo ainda mais os mecanismos de atuação que possam resultar em redução ainda maior de indicadores de violência”, destacou.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, está apoiando as ações, entre elas na área da segurança pública, nos 12 territórios.

“O Governo do Piauí aderiu a agenda do desenvolvimento sustentável e esta agenda discute desenvolvimento de forma integrada do ponto de vista econômico, social e ambiental e neste sentido a política de segurança pública também deve ser pensada de forma integrada”, discursou Maria do Carmo, gerente de articulação institucional do PNUD.

Participam representantes do Governo do Estado, das policiais Civil e Militar, Defensoria Pública, além de movimentos sociais e associações.

As próximas plenárias Diálogos Territoriais seguem de acordo com o calendário previsto:

Dia 28/03/2017 – Território Vale do Sambito – Sede: Valença

Dia 31/03/2017 – Território Vale dos Rios Piauí e Itaueiras – Sede: Floriano

Dia 04/04/2017 – Território Serra da Capivara – Sede: São Raimundo Nonato

Dia 05/04/2017 – Território Vale do Rio Canindé – Sede: Oeiras

Dia 18/04/2017 – Território Cocais – Sede: Esperantina

Dia 20/04/2017 – Território Planície Litorânea – Sede: Parnaíba

Dia 25/04/2017 – Território Guaribas – Sede: Picos

Dia 26/04/2017 – Território Vale do Itaim – Sede: Paulistana

Dia 03/05/2017 – Território Chapada das Mangabeiras – Sede: Bom Jesus

Dia 05/05/2017 – Território Alto Parnaíba – Sede: Uruçuí

Dia 10/05/2017 – Território Carnaubais – Sede: Castelo do Piauí

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: