Esportes

Croácia vira na prorrogação e faz a final contra a França

Mandukic fez o gol da virada no começo do segundo tempo da prorrogação
Fonte: Noticias ao minuto | Editor: Paulo Pincel 11/07/2018 17:01
Imagem ilustrativa Imagem ilustrativaFoto: © Getty Images

A cada fase que a Croácia avançava nesta Copa, a pergunta se repetia: vai superar a geração de 1998, que chegou ao terceiro lugar na Copa da França? Nesta quarta-feira, a resposta veio. Com uma vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, após a terceira prorrogação seguida, a seleção xadrez desta vez não precisou dos pênaltis para se classificar para a primeira final da sua história - Mandukic fez o gol da virada no começo do segundo tempo da prorrogação. Trippier abriu o placar de falta no primeiro tempo, mas Perisic igualou no segundo. Agora, a Croácia vai enfrentar a França, domingo, na grande decisão, tentando evitar o bicampeonato do adversário, e buscando colocar mais um campeão inédito na galeria das Copas.

À Inglaterra resta lamentar a eliminação, com o artilheiro Harry Kane passando em branco em mais um jogo. A defesa bobeou no gol de Mandzukic, que apareceu livre entre dois zagueiros ingleses. A torcida, que cantou durante toda a Copa do Mundo "It is coming home" pelas ruas de Moscou, vai ter que esperar mais um ciclo de quatro anos para tentar disputar uma final - a única foi em casa, na Copa de 1996, no seu único título mundial. E disputar a amarga decisão do terceiro lugar. Aliás, o cantor Mick Jagger, do Rolling Stones, estava lá torcendo pelo English Team. Significa algo?

Inglaterra x Croácia: o gol de empate de Perisic
Inglaterra x Croácia: o gol de empate de Perisic [Foto: Reuters]

Na terceira prorrogação croata e segunda inglesa, mais emoção. Aos oito minutos, o lateral-direito Vrsaljko, que chegou a ser anunciado como desfalque na Croácia, com uma cabeçada em cima da linha do gol evitou o que poderia ser o desempate em um belo cabeceio de Stones. Em seguida, foi a vez do goleiro inglês salvar a pátria da Rainha. Após cruzamento de Perisic, Mandzukic chegou para finalizar, mas Pickford se antecipou e fez linda defesa com a perna.

Mandzukic

Quis o destino que o veterano atacante Mario Mandzukic, de 32 anos, fizesse o gol para entrar na história, jnustamente no momento em que todos em campo se mostravam muito cansados. No segundo minuto do segundo tempo extra, Pivaric cruzou da esquerda, mas a zaga inglesa afastou de qualquer jeito. A sobra ficou com Rakitic, que cabeceou para a área, pegou a defesa de surpresa e encontrou Mandzukic livre, cara a cara com Pickford. Ele chutou cruzado para o fundo das redes. E para escrever uma nova história na Copa do Mundo.

Carl Recine/Reuters)
Mandzukic comemora gol da vitória em Croácia x Inglaterra [Foto: Carl Recine/Reuters]

Agenda

Os horários das decisões do título e do terceiro lugar serão diferentes. No sábado, às 11h (de Brasília), em São Petersburgo, o Bélgica e Inglaterra jogam para decidir quem fica com o simbólico bronze. E no domingo, ao meio-dia, no mesmo Estádio Olímpico Lujnik desta semifinal, França e Croácia decidem quem fica com o título da 21ª Copa do Mundo.

Campanhas

Inglaterra

Grupo G

Tunísia 1 x 2 Inglaterra

Inglaterra 6 x 1 Panamá

Inglaterra 0 x 1 Bélgica

Oitavas

Colômbia 1 x 1 Inglaterra (3 x 4 nos pênaltis)

Quartas

Suécia 0 x 2 Inglaterra

Croácia

Grupo D

Croácia 2 x 0 Nigéria

Argentina 0 x 3 Croácia

Islândia 1 x 2 Croácia

Oitavas

Croácia 1 x 1 Dinamarca (3 x 2 nos pênaltis)

Quartas

Rússia 2 x 2 Croácia (3 a 4 nos pênaltis)

Comentários