Cidade

Infrações por descarte irregular de lixo diminuem em Teresina

Dados do Programa Lixo Zero verificam diminuição de notificações e autuações durante o mês de abril

Segunda - 14/05/2018 às 19:05



Foto: Reprodução Lixo
Lixo

O mês de abril apresentou uma leve diminuição de notificações realizadas pelo Programa Lixo Zero, apresentando uma diminuição de 19% de autuações em relação a março. Também houve uma redução nas notificações, totalizando uma quantidade 21% menor que no mês anterior.

O levantamento ainda apontou que as infrações cometidas por Pessoas Jurídicas prevaleceram sobre as Pessoas Físicas, sendo 65% cometidas por aquelas contra 35% cometidas por estas. Ao todo, foram 93 infrações, sendo 19 notificações, nove registros de infrações de trânsito, sete conduções aos Pontos de Recebimento de Resíduo (PRRs) e 58 autuações. Destas, 24 foram na Zona Leste, 21 na Zona Norte, 10 na zona Sudeste e 38 na zona Sul.

 “A Zona Sul foi onde mais se lavraram autos de infração no mês de Abril, cujo número registrado corresponde a quase metade do total de autuações efetuadas em toda a capital. Um dos principais pontos de descarte irregular desta zona é a Rua Jacob Martins, localizada no bairro Santa Luzia, onde, apesar de haver uma fiscalização sistemática e contínua, além de um grande número de autuações lavradas no local, ainda há uma grande persistência, principalmente por parte de carroceiros e oficinas mecânicas, em disporem resíduos inadequadamente na área”, comentou Felipe Gomes, coordenador do Programa Lixo Zero.

Outro local que mereceu atenção especial e onde foram realizadas diligências no mês de Abril, a fim de se resolver um grave problema de acondicionamento inadequado de resíduos, foi na Avenida Higino Cunha, bairro Piçarra.

“Em um trecho desta avenida, há um costume, por parte de alguns comerciantes da área, de acondicionar seus resíduos no canteiro central para que os mesmos sejam recolhidos pela coleta regular da Prefeitura. Em vista disso, as equipes de fiscalização realizaram um trabalho de conscientização com vários comerciantes com o intuito de instruí-los sobre a forma correta de acondicionar os seus resíduos, além alertá-los sobre as penalidades a que eles estão sujeitos, caso continuem a praticar os atos delituosos. Ainda assim, foram feitas quatro notificações e uma autuação pelo descumprimento da notificação inicial”, completou o coordenador.

A população também pode atuar como fiscalizadora para uma Teresina mais limpa por meio do Colab.re, lançado pela Prefeitura de Teresina, e denunciar situações de descarte irregular. Paralelamente, as equipes do programa Lixo Zero percorrem diariamente todas as zonas da cidade, nos turnos manhã e tarde, com o objetivo de impedir o surgimento de lixões na cidade e conscientizar a população do seu dever com um meio ambiente despoluído.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: