Geral

Influenza: mais de 500 mil piauienses devem ser vacinados

Influenza vacina piaui

Quarta - 03/04/2013 às 17:04



 A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2013 tem como objetivo vacinar 576.986 piauienses que compõe o grupo de risco. Nesta edição, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 2 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a Campanha acontece no período de 15 a 26 de abril de 2013, sendo 20 de abril, o dia de mobilização nacional. De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes, a meta é vacinar pelo menor 80% dos componentes de cada grupo. “Vacina é conscientização e mobilização, e o cidadão precisa procurar a unidade de saúde por livre e espontânea vontade. Sendo assim,temos a missão de divulgar os locais de distribuição da vacina e aguardar a procura”, comenta a coordenadora.

A população indígena não está incluída nesse grupo prioritário do Piauí, que em números precisos são 336.029 idosos, 41.797 trabalhadores da área de saúde, 75.243 crianças de seis meses a dois anos de idade, 37.623 gestantes, 6.185 puérperas, 77.440 portadores de doenças crônicas e 72.710 pessoas privadas de liberdade.

A coordenadora de imunização explica ainda que além das doses precisas desses grupos prioritários, o Ministério enviará uma reserva. “Vamos manter o estoque com 10% a mais de cada grupo, que é para garantir a imunização de todos os grupos e se for o caso, demais pessoas fora dela”, declara.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que apresenta potencial para levar à complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. As campanhas de vacinação para essa gripe são realizadas no país desde o ano de 1999. Para 2013, a meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 39,2 milhões de pessoas em todo o país.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: