Inep: Enem terá cinco vezes mais detectores de pontos eletrônicos

Malotes de provas com lacres eletrônicos foram entregues pelo Inep aos Correios nesta quinta para serem distribuídos para 1,7 mil cidades. Provas acontecem nos


Enem 2018

Enem 2018 Foto: Blog do Vanguarda

Faltando 37 dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o Ministério da Educação (MEC) autorizou nesta quinta-feira (27), a distribuição dos 11 milhões de cadernos de provas pelos Correios. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há 5,5 milhões de inscrições confirmadas.

Os 70 mil malotes das provas saíram nesta manhã por meio de um caminhão lacrado e carros do Exército do 4º Batalhão de Osasco, Grande São Paulo. De acordo com o Inep, todos os malotes são fechados por um lacre eletrônico e a segurança foi ampliada em cinco vezes esse ano.

“Foi feita uma manutenção de todos os requisitos de segurança e a ampliação em cinco vezes dos detectores de ponto eletrônicos, ampliando assim a garantia igualdade entre os participantes”, disse Eunice Santos, diretora de Gestão e Planejamento do Inep.

A partir desta quinta, as provas já serão encaminhadas aos municípios por via terrestre e aérea. De acordo com o Inep, elas ficam armazenadas nas instalações dos Correios de várias parte do Brasil e depois seguem para os pontos de aplicação.

Pedido de reaplicação

Este ano, uma das novidades é o processo para solicitação de reaplicação do Enem, que agora poderá ser feito por meio da página do participante. Até 2017, esta solicitação era feita por telefone.

“Aquele participante em caso excepcional devidamente comprovado que teve um prejuízo no momento da realização da sua prova, ele terá cinco dias a partir do dia 11 de novembro, para solicitar a reaplicação, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro, somente a última nota é considerada, e não a melhor”, finaliza Eunice Santos.

Horário de verão

Durante o encontro, o Ministro de Estado da Educação em Exercício, Henrique Sartori,comentou sobre a solicitação do MEC ao presidente Michel Temer sobre início do horário de verão seja adiado, porque o período começaria no dia 4 de novembro - justamente a data da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Essa articulação o Ministério tem feito com a Casa Civil e o presidente Michel Temer, ele tem sido muito sensível a questão e eu acredito que nos próximos dias teremos uma resposta. Mas por enquanto, não temos uma definição”.

Calendário do Enem

O Enem 2018 acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

04/11: primeiro dia de provas

Provas: linguagens (45 questões), ciências humanas (45 questões) e redação

Duração: 5h30

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Encerramento das provas: 19h

11/11: segundo dia de provas

Provas: ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões)

Duração: 5h

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Encerramento das provas: 18h30

Calendário do horário de verão

O horário de verão está marcado para começar à 0h do dia 4 de novembro, na noite que antecede o primeiro dia de provas do Enem. Nesta quarta, o MEC afirmou que solicitou ao governo federal o adiamento do início do horário de verão para depois da aplicação dos dois dias do Enem, mas ainda não houve resposta.

Se nenhuma modificação for feita, o horário de verão começa à 0h do dia 4 e terminará em 16 de fevereiro de 2019.

Neste ano, municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal precisarão adiantar os relógios em uma hora

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: