Educação

INEP disponibiliza cartilha da redação do Enem 2016

A cartilha tem dicas e informações sobre o que é levado em conta para a avaliação da prova de Redação

Sábado - 08/10/2016 às 11:10



Foto: www.stoodi.com.br Enem
Enem

A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano será realizado em 5 e 6 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza a Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016. O objetivo é tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes para as provas.

A Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016 traz todas as competências avaliadas e explica os critérios utilizados nas correções. O documento mostra, também, algumas redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (1.000 pontos) nas edições do Enem de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências. São elas:

Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Clique aqui e acesse o Manual de Redação do Enem 2016.

Fonte: Roberto Araujo, com informações do INEP

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: