Ciência & Tecnologia

Indústria corre para ter o 5G mais cedo

A 3GPP vai acelerar a definição do padrão para estações radiobase 5G

Segunda - 21/08/2017 às 16:08



Foto: Comprar Celular 5G
5G

A 3GPP vai acelerar a definição do padrão para estações radiobase 5G NR (Novo Rádio). O novo cronograma da entidade responsável pela padronização mundial de tecnologias de redes móveis prevê que a primeira fase da opção não autônoma da 5G NR para banda larga móvel avançada estará concluída até março de 2018.

A 3GPP implementou o processo de padronização da 5G com o Release 14, que incluiu um estudo da tecnologia Novo Rádio (NR), divulgando a primeira fase de especificações no Release 15, que incluem as opções autônomas e não autônomas, e depois passou para a segunda fase de especificações completas no Release 16. A 3GPP deve concluir a primeira fase da opção Não Autônoma da 5G Novo Rádio (NR) para Banda Larga Móvel Avançada até março de 2018. 

O processo de padronização da 5G deve continuar até 2020, mantendo o desenvolvimento de novos recursos até o final da próxima década. O processo de padronização da 5G deve continuar até 2020, mantendo o desenvolvimento de novos recursos até o fim da próxima década. “O futuro da banda larga móvel, que inclui a LTE-Advanced e a 5G, é muito promissor, e suas capacidades não param de crescer”, disse Chris Pearson, presidente da associação setorial 5G Americas. Em 2021, a LTE deve representar 4,7 bilhões de conexões em 2021 (WCIS, Ovum); as tecnologias LTE e a 5G devem ser amplamente interdependentes até o final da década de 2020.

De acordo com a 5G Americas, as operadoras terão muito oportunidades de investir em inovações para suas 530 redes comerciais LTE (GlobalComms, TeleGeography), entre as quais a Voz-sobre-LTE, Multiple Input Multiple Output (MIMO) de ordem maior, Agregação de Portadores, Acesso Licenciado Assistido/LWA/LWIP, capacidades da Internet das Coisas (IoT) em IoT de Banda Estreita (Narrowband-IoT) e Categoria M1, Comunicações Veículo para Todo (V2X), Suporte para Células Pequenas, Redes Auto-Organizadas, Conectividade Dupla - melhorando o desempenho, a eficiência e a capacidade de suas redes e viabilizando novos setores verticais.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: