Geral

Inchaço nas pernas no verão pode ser relacionado à retenção de líquido

retenção líquido pernas inchaço

Quarta - 05/02/2014 às 18:02



As altas temperaturas do verão brasileiro podem causar diversos incômodos: um deles é o inchaço nas pernas, comum nessa época do ano. De acordo com o Prof. Dr. Roberto Augusto Caffaro, chefe da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular do Departamento de Cirurgia da Faculdade Santa Casa de São Paulo, o sintoma está relacionado à retenção de líquido e a falta de exercícios físicos, mas pode ser amenizado com ações simples.

"No verão, as pessoas ingerem mais líquido do que o necessário, pois há mais sede. Contudo, a quantidade consumida fica acima do normal e se acumula no corpo. Além disso, a alta temperatura dilata os vasos e artérias, provocando o inchaço", afirma.

Para reduzir o desconforto, o Dr. Caffaro indica a prática de exercícios físicos, uma vez que o movimento auxilia no bombeamento dos líquidos retidos, além de acomodar as pernas de forma elevada.

"As pessoas devem prestar atenção na quantidade de água que ingerem, e procurar manter o equilíbrio para que não provocar o excesso nem a desidratação. Diminuir o consumo de sal e manter uma dieta saudável também ajuda, pois quanto mais sódio estiver presente no organismo, mais água o corpo irá reter", explica.

O professor afirma que o inchaço causado pelo calor não implica sérios problemas de saúde, porém se o sintoma não estiver relacionado às altas temperaturas, pode ser indício de um problema mais grave e um médico deverá se consultado.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: Tradicional instituição de ensino em Medicina, com 50 anos de atividades, oferece também a graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia, graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de Pós-Graduação (especialização lato sensu, mestrado e doutorado) e Pós-Doutorado. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como o de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica,

Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, conveniado com a Faculdade. Visite o site: www.fcmsantacasasp.edu.br.
Informações para a imprensa:

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: