Brasil

Incêndio: 18 mil hectares são destruídos em MS

O parque possui uma área de 73.345 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná

Quarta - 18/10/2017 às 12:10



Foto: Diário de Goiás Incêndio no parque estadual em MS
Incêndio no parque estadual em MS

Um incêndio destruiu ao menos 18 mil hectares do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na região sul do Mato Grosso do Sul. O fogo começou na última sexta-feira (13) e ainda não foi controlado.O parque possui uma área de 73.345 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná e abrange as cidades de Jateí, Naviraí e Taquarussu.

Policiais ambientais, guardas-parques e equipes do Corpo de Bombeiros das cidades de Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema trabalham no combate ao fogo. Nesta quarta (18), haverá um reforço com a chegada de bombeiros de Campo Grande.

O trabalho das equipes tem sido feito por terra, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul. Elas fazem a ação direta nas chamas com abafadores e bombas costais para evitar que o fogo avance em outras direções.

O difícil acesso e o vento forte têm dificultado o trabalho dos grupos no combate ao fogo. Segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a área queimada é de várzeas e antigas pastagens localizada no município de Jateí, na parte norte do parque.

O fogo teria sido provocado pela queda de um raio e havia ao menos três anos que não era registrado um incêndio. "Como este ano foi muito seco e teve geada, o material combustível era muito grande", disse Reginaldo Oliveira, guarda-parque do Imasul. 

Fonte: Folhapress

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: