Geral

IFPI desenvolve projeto de laboratório móvel de ensino de inglês

ifpi projeto desenvolve

Segunda - 28/04/2014 às 21:04



 Professoras de Inglês do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí estão desenvolvendo o projeto “Celular: um laboratório de língua móvel no ensino de inglês como língua estrangeira”, que utiliza a tecnologia e as funcionalidades de telefones celulares para melhorar as habilidades linguísticas dos alunos.

As professoras Eurídice Carvalho, Giselda Costa e Rivanda Medeiros, responsáveis pelo projetoacreditam que a aprendizagem móvel, além da individualidade, faz a integração da tecnologia no currículo de forma mais fácil, sem depender de uma estrutura fixa em uma sala de aula, como ocorre com os laboratórios de informática.

Com a nova estratégia tecnológica os professores de línguas estrangeiras terão ferramentas para incorporar as cinco habilidades linguísticas: ler, escrever, falar ouvir e ver nas práticas pedagógicas. Através do projeto do laboratório móvel, os celulares poderão ser utilizados em aula para desenvolver a leitura e as demais habilidades de falar e ouvir, praticar pronúncia gravando materiais de áudio com o gravador de voz, enviar mensagens de texto com conteúdo sob forma de quizzes, conhecer e comparar as diversas culturas através das imagens dos videoclipes, utilizar efeitos das imagens dos videoclipes como estímulo à perspectiva crítica, gravar na função vídeo as falas em inglês dos alunos e usar o dicionários de inglês para a definição de palavra de forma mais rápida. Além das atividades em sala de aula, as lições podem ter continuidade posteriormente em outros espaços caso seja necessário, utilizando os dispositivos dos alunos.

"O papel do professor, neste contexto, é criar o ambiente que incentiva e apóia a personalização da aprendizagem. O uso do laboratório ajudará a descobrir novas maneiras de estudar e aprender a língua. Assim o aluno se sentirá mais seguro no uso do idioma e será um aluno eficiente", finaliza a professora Giselda.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: