Geral

IBGE disponibiliza mapas estaduais de Densidade Demográfica

População Densidade Demográfica Internet Mapas IBGE

Segunda - 21/12/2015 às 16:12



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está disponibilizando a partir de hoje (20), em seu portal na internet, os mapas estaduais de Densidade Demográfica 2010. Trata-se de um conjunto de 27 mapas estaduais, com a distribuição espacial da população e sua relação com elementos geográficos como relevo, rios e rodovias.

Segundo informações do instituto, os mapas foram feitos a partir da articulação das feições de ordem natural, de infraestrutura e política, como os conjuntos topográficos, hidrográficos, rodovias, ferrovias, hidrelétricas, além dos limites municipais, das unidades de conservação e das terras indígenas e as toponímias (nomes de lugares).

Um dos retratos mais fiéis e complexos do Brasil, na avaliação do instituto, os novos mapas absorvem, em sua configuração espacial, a história, o meio natural e o processo político – tanto do ponto de vista da ação pública sobre o território quanto das formas da divisão político-administrativa, que redesenham continuamente a geografia do povoamento do Brasil.

As informações sobre a população são mostradas por meio da densidade demográfica de 2010, apresentada para 316.574 unidades territoriais utilizadas na coleta do Censo.

Cada mapa estadual é apresentado no tamanho 85 x 110 cm, constituindo-se uma imagem detalhada da distribuição espacial da população brasileira no território nacional. Os mapas mostram todos os municípios e seus limites e revela as diferenças encontradas nas formas de povoamento.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: