Brasil

Ibama determina sacrifício de 300 cervos no RS

O parque iniciou os abates na última semana

Quinta - 24/08/2017 às 11:08



Foto: Wikipedia Cervo
Cervo

Aproximadamente 300 cervos exóticos estão sendo sacrificados no parque Pampas Safari, em Gravataí, no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em conjunto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Ministério Público Federal e Secretaria Estadual da Agricultura. O argumento é um surto de tuberculose entre os animais considerado fora de controle. O parque iniciou os abates na última semana em atenção ao pedido feito pelas entidades em julho.

O Ibama afirmou que o parque precisou fechar suas portas em 2016 justamente em razão do surto. "O sacrifício agora é necessário porque deixou de ser uma questão ambiental e agora é sanitária", informou a assessoria de imprensa. De acordo com o instituto, "dois tratadores foram contaminados e estão em tratamento e outros animais começam a ser contaminados também". Mas para a ex-secretária municipal dos Direitos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, os órgãos responsáveis pela decisão "desconsideram a vida animal e a possibilidade destes serem tratados".

Em entrevista, a ex-secretária informou que pediu ao parque uma autorização para vistoriar o terreno e conferir as condições dos animais. O responsável pelo parque, no entanto, está na África, volta apenas no dia 3 de setembro e, até lá, Regina não poderá realizar a visita. Com isso, muitos cervos terão sido abatidos. "Eu entendo a necessidade do abate, mas também acho uma temeridade generalizar o caso sem que se tenha certeza de que animais têm condições de tratamento.

É uma medida generalista. É um problema sério porque é uma forma muito fácil de resolver a situação." Regina entrou com uma petição na Justiça pedindo uma liminar que lhe conceda autorização para entrar no local e levar a imprensa. "Eles afirmam que outras espécies, como três hipopótamos, estão doentes. Mas eu quero ver os exames.

Quero os laudos para saber se é verdade. Eu duvido que 100% dos 300 cervos estejam infectados. Precisamos saber quais estão contaminados para não precisarmos abater todos eles." Para a ex-secretária, o abate prematuro é a forma que o homem lida com doenças que poderiam ser tratadas ou verificadas com mais cautela. Ela cita a Chikungunha, a Vaca Louca e a Leishmaniose, comuns em cães.

"Aos seres humanos é tentado de tudo, mas para os animais a forma mais fácil de solucionar é matando." Ela também pediu ao Ibama, ao Ministério Público Federal e à Secretaria Estadual da Agricultura toda a documentação e cópias do processo que embasaram a decisão de sacrificar os animais. Em uma postagem em uma rede social na terça-feira (22), Regina afirma que recebeu detalhes sobre o abate por meio de um médico veterinário, que justificou os procedimentos respaldado em orientações técnicas.

"A prática da eutanásia está sendo executada em lotes, através do dito 'abate humanitário', o que, em verdade, consiste em nada menos que um disparo de pistola pneumática." O Ibama nega as acusações. O instituto pretende ajudar o Pampas Safari, que é privado, a distribuir os animais saudáveis para outros parques, inclusive públicos. "O proprietário não tem mais interesse em manter o parque e pediu providências para com os animais." 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: