Economia

IAV-IDV registra recorde negativo em abril, com queda de 10,9% nas ven

IAV-IDV recorde histórico queda vendas

Terça - 24/05/2016 às 16:05



No mês passado, as vendas no varejo tiveram uma queda real, já descontada a inflação, de 10,9%, em relação a abril de 2015, de acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), configurando-se no pior desempenho para o período desde o início da medição do IAV-IDV.

Novamente, o resultado negativo foi motivado pela continuidade da deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo, como a queda do nível de emprego e renda, o encarecimento do crédito, o aumento da inflação e a queda do índice de confiança, impactando negativamente os resultados de vendas do varejo pela forte correlação entre eles. Além do enfraquecimento da economia, vale ressaltar o “efeito do calendário” deste período, com a comemoração da Páscoa sendo em março (ao contrário de 2015, que foi em abril), que afeta a base de comparação das vendas em comparação ao ano passado.

Os associados do IDV também indicam a continuidade da retração do faturamento nos próximos dois meses, com queda de 7,7% em maio e 6,5% em junho. Para julho, é projetado um leve crescimento de 0,5% nas vendas.

O setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou o terceiro pior resultado de abril, com queda real de 5,6% na comparação anual. A expectativa para os próximos meses também é de resultados negativos, com decréscimo de 4,7% em maio, 3,3% em junho e 2,6% em julho.

Já os bens duráveis tiveram o segundo pior resultado, com queda real de 11,9% em abril, também já descontada a inflação e em relação ao mesmo mês do ano anterior. Tal comportamento pode ser atribuído ainda pela baixa confiança dos consumidores e desafios no cenário de crédito. A projeção dos associados desse segmento para os próximos meses é de decrescimento de 4,4% em maio e junho e de crescimento de 1,9% em julho.

O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou queda de 12,4% das vendas realizadas em abril. Para os próximos meses, as projeções são de queda de 10,5% em maio e 8,8% em junho e de crescimento de 0,9% em julho. Vale lembrar que o setor de alimentação dentro do lar sofre muito e sente a pressão do aumento da inflação, que cresce acima do índice geral. A cesta de produtos deste setor teve um aumento médio de preços, em abril, de 15,5% (acumulado dos últimos 12 meses).

Os indicadores macroeconômicos que possuem forte correlação com o varejo também apontam resultados negativos nos últimos meses, como, por exemplo, a inflação, que está muito acima da meta estabelecida, o nível de desemprego, que alcança patamares iguais ao ano de 2011, a contínua desaceleração da massa salarial, encarecimento e restrição na concessão do crédito e recorde de baixa na confiança do consumidor, indicador esse que é um dos principais influenciadores para o baixo resultado do varejo. Vale ressaltar a importância do IAV-IDV, que consegue antecipar entre 30 a 40 dias a tendência de resultados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.







Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.



Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 69 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.



Conheça as empresas associadas: Ale Sat, Ammo/Varejo, Avon, Bio Ritmo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, Dudalina, DPaschoal, Estée Lauder, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo IMC, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Malwee, Marisol, Netshoes, Novo Mundo, O Boticário, Onofre, Óticas Carol, Pandora, Paquetá, Pague Menos, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Spoleto, Telhanorte, TNG, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart e Zelo.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: