Saúde

IASPI/Plamta possui prazo de 20 dias para justificar falta de pagamento aos hospitais e clínicas

Segundo o diretor financeiro do IASPI/Plamta, Moaci Rocha, a Secretaria de Fazenda não repassou os recursos destinados ao pagamento da rede credenciada

Sexta - 15/02/2019 às 21:02



Foto: Icone Reunião de trabalho
Reunião de trabalho

Nesta sexta-feira (15), aconteceu mais uma reunião no Ministério Público do Estado sobre os atrasos no pagamento da rede filiada pelo IASPI/Plamta a rede credenciada. O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) e contou com a participação de diretores financeiro do IASPI/Plamta.                                                                            

Atualmente as contas de novembro se encontram em aberto e alguns estabelecimentos ainda não receberam o pagamento do mês de outubro. O presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo, afirma que o déficit gira em torno dos R$ 20 milhões. “A gente teve a oportunidade de discutir amplamente todos os problemas que afetam o IASPI e seus prestadores de serviços, e infelizmente as discussões sempre são as mesmas. É um contrato que não está regular e esperamos que em 20 dias o IASPI se manifeste para solucionarmos todos os problemas”, afirma o presidente.

Durante o encontro, o Sindicato ressaltou a importância de se fazer uma reunião com o próprio Governador do Estado, Wellington Dias, para que de fato houvesse esclarecimentos pela falta do pagamento. “Nós entendemos aqui na reunião que o IASPI não tem autonomia suficiente para resolver os problemas, que a Secretaria de Fazenda não está cumprindo as suas obrigações e por isso iremos apelar para o governador, que é a figura maior do nosso Estado”, complementa Jefferson Campelo.

Segundo o diretor financeiro do IASPI/Plamta, Moaci Rocha, a Secretaria de Fazenda não repassou os recursos destinados ao pagamento da rede credenciada durante cinco meses, gerando uma dívida de cerca de R$ 104 milhões. “Começaremos a pagar o mês de novembro a partir de segunda. O Governo está se esforçando em repassar esse dinheiro para a gente e estamos em negociação para que coloquemos os pagamentos todos em dias”, pontua o diretor financeiro.

De acordo com o Promotor Fernando Santos o IASPI/Plamta deverá apresentar relatórios sobre os contratos a serem assinados pela rede credenciada neste ano e um relatório sobre as Glosas indevidas que são cobradas aos hospitais e clinicas. “Instauramos um processo investigativo para apurar essa falta no repasse. Foi notificado o secretário de fazenda, para que ele apresente uma defesa em relação a falta desse pagamento. Além disso, precisamos que se esclareça as contas glosadas pelos auditores e que não são justificadas”, finaliza.

Fonte: Icone Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: