Ciência & Tecnologia

I Jornada Científica de Biologia em Picos discute a importância da Caatinga

As discussões estão abordando as áreas da Ecologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Genética, Etnobiologia e Agronomia

Quinta - 25/04/2019 às 18:04



Foto: Ascom I Jornada Científica de Biologia em Picos
I Jornada Científica de Biologia em Picos

A Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo (Picos), está promovendo a I Jornada Científica de Biologia, com o tema “Conhecendo a Caatinga”. Na quarta-feira (24), a programação teve início com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e atrações culturais.

As discussões estão abordando as áreas da Ecologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Genética, Etnobiologia e Agronomia e tem o foco de se fazer mais conhecido o bioma Caatinga, entender o seu impacto na sociedade e possibilitar a produção estratégica mais eficiente de conscientização ambiental no município. O evento será realizado até amanhã (26).

Na solenidade de abertura, compuseram a mesa de honra as professoras Polyanna Gomes (Uespi e uma das coordenadoras do evento) e Cíntia Clementino (coordenadora do curso de Biologia da Uespi de Picos e uma das coordenadoras da jornada), e os alunos Francisco Ramon (presidente do Centro Acadêmico), Roberto Leal (vice-presidente do CA), Eduarda Rodrigues (secretária de esporte e cultura) e Thiago Teixeira (tesoureiro).

A palestra de abertura foi  ministrada pelo professor Paulo Victor Oliveira, sobre Paleontologia na Caatinga. O docente da UFPI (Universidade Federal do Piaui) esclareceu as dúvidas do público e agradeceu a oportunidade de poder falar sobre a temática.
“Há mais de 5 anos venho fazendo esse trabalho por aqui. Picos tem um grande potencial paleontológico, mas que ainda é pouco conhecido pelas pessoas. Esse evento é um momento esclarecedor para todos que ainda não sabem muito sobre o tema”, destacou. Segundo o docente, a região possui fósseis abundantes, que são chamados de icnofósseis, que correspondem aos vestígios dos animais que viveram  na região há aproximadamente 380 milhões de anos.

Também foram ministradas mais duas palestras com as professoras Maria Carolina de Abreu (UFPI) e Otávia Carracas (Uespi), com as temáticas: Biodiversidade Vegetal e Recursos Hídricos na Caatinga, respectivamente.

O presidente do Centro Acadêmico de Biologia da Uespi de Picos, Francisco Ramon,  destacou que o desafio desde o inicio do projeto foi muito grande. “O que nos deixa feliz é que o evento tem superado todas as expectativas, um grande público, muitos alunos daqui da Uespi, do Instituto Federal, da Universidade Federal, para discutir um tema tão relevante que é a Caatinga, porque a gente reconhece que deve ser estudada, deve ser conhecida para se trabalhar de uma forma sustentável”, finalizou.

Confira a programação: 

Quinta-feira (25/04)

Minicursos  (8h30 às 11h):

-Abelhas da Caatinga: educação ambiental para a conservação da espécie (Professora Juliana Bendini)

-Xeromorfismo na Caatinga (Professora Polyhanna Gomes)

-Princípios e aplicações de análise proteômica (Professora Mara Danielle)

Palestras

-14h às 14h50: Práticas pedagógicas em escolas localizadas na caatinga: discutindo a educação ambiental (Professora Patricia Silva)

-14h50 às  15h20: Coffe-Break

-15h20 às 16h10: Potencial agrícola da caatinga (Professor Renato Santos)

-16h10 às 17h: A Caatinga como fonte de alimento para pequenos ruminantes (Professora Gynna Azar)

Sexta- feira (26/04)

Minicursos (8h30 às 11h):

-Ecologia dos Répteis (Professora Wáldima Alves)

-Xeromorfismo na Caatinga (Professora Polyhanna Gomes)

-Princípios e aplicações de análise proteômica (Professora Mara Danielle)

Palestras

-14h às 14:50: Distribuição de serpentes e lagartos para preservação da espécie (Professora Wáldima Alves)

-14h50 às  15h20: Coffe-Break

-15h20 às 16h10: Afloramento rochoso na Caatinga (Professora Polyhanna Gomes)

-16h10 às 17h: Ferramentas da genética molecular para o estudo da diversidade  animal na caatinga -(Professora Cíntia Clementino).

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: