Educação

HUT se consolida como importante campo de estágio curricular

Através do estágio estudantes podem vivenciar o dia a dia dos profissionais de saúde do hospital

Quinta - 13/07/2017 às 15:07



Foto: Reprodução/Google HUT
HUT

Cerca de 600 alunos são cadastrados por semestre, em regime de rodízio, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para realizar estágio curricular em diversas áreas da saúde. Já são oito Instituições de Ensino Superior (IES), entre públicas e privadas, que possuem convênio com o HUT, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para que seus alunos ingressem na instituição na condição de estagiários. Durante as disciplinas oferecidas pelas IES os estudantes têm a oportunidade de vivenciar, na condição de observadores, o dia a dia dos profissionais de saúde de diversas áreas.

Durante encontro realizado essa semana com representantes das IES, para avaliar o encerramento desse semestre, a chefe do Núcleo de Estágio, enfermeira Clarisse Barreto, destacou os critérios e as normas adotadas pelo HUT para autorizar os estágios e falou da grande procura por campo de estágio no Hospital. “Por sermos um hospital de referência para várias áreas da saúde recebemos diariamente solicitações de estágios. Porém, só oferecemos estágios curriculares, ou seja, a pessoa tem que estar matriculada em uma faculdade ou universidade e cursando a disciplina correspondente ao estágio. Tudo deve estar dentro do estabelecido pelo convênio entre FMS e IES”, explicou Clarisse.

A nutricionista Drielly Dirce, preceptora do curso de nutrição da Faculdade Uninovafapi, participou do encontro e falou da importância do HUT como campo de estágio para sua área. “Recentemente o HUT foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Esse reconhecimento tornou o HUT uma referência para realizar o tratamento de pacientes com longos períodos de internação e evitar a desnutrição hospitalar. É um campo de estágio muito rico para nossos estudantes”, comentou.

De acordo com o diretor geral do hospital, Dr. Gilberto Albuquerque, o HUT é um campo de estágio bastante rico, pois além de ser um hospital de urgência e emergência especializado no trauma ainda atende pacientes clínicos que chegam de várias partes do Piauí e outros estados. “Essa diversidade de casos enriquece o estudo clínico e torna o HUT um campo de estágio rico para o aprendizado. Para o paciente, de certa forma, é bom, pois o estudante sob a supervisão do seu preceptor é estimulado a cuidar e humanizar sua assistência”, destacou o diretor.

As áreas dos estágios disponíveis no HUT por meio de convênio são: medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e serviço social. Cada preceptor é responsável por um grupo de sete estudantes. Para receber a autorização de estágio o estudante deve apresentar seguro de vida devidamente assinado pela IES, cartão de vacina atualizado, crachá com foto e nome, certificados dos cursos de Higienização das Mãos, Action Registry e Metas Internacionais de Segurança do Paciente emitidos pelo site einstein.br, entre outras exigências.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: