HUT realiza várias atividades para pacientes e acompanhantes no Dia de Cidadania

Realizado pelo Serviço Social do HUT, em parceria com estudantes do 8° período de Serviço Social da Faculdade Faepi


HUT

HUT Foto: Reprodução/Google

Dia de Cidadania para pacientes e acompanhantes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Realizado pelo Serviço Social do HUT, em parceria com estudantes do 8° período de Serviço Social da Faculdade Faepi, o evento reuniu profissionais de várias instituições públicas que esclareceram dúvidas sobre serviços e atendimentos. A ação faz parte do projeto “Previdência Social: um direito seu” que está sendo desenvolvido pelas alunas, Marta Rosania e Dominique Carolina, com objetivo de esclarecer dúvidas em relação à aposentadoria e benefícios como o auxílio doença.

Na clínica ortopédica do hospital, que concentra a maioria dos pacientes vítimas de acidentes de trânsito, o agente de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Jhom Ribeiro, esclareceu dúvidas a respeito de seguro Dpvat e reforçou a importância de chamar a perícia em caso de acidente. “É sempre importante chamar a perícia, por que você não tem dimensão real do prejuízo. O atendimento pelo SAMU pode ajudar muito, caso seja necessário comprovar que foi acidente de trânsito”, explicou Jhom.

Gildete Lopes, que está acompanhando o esposo internado vítima de acidente com motocicleta esclareceu algumas dúvidas. “Meu esposo estava de moto e foi trancado por um carro. No momento do acidente a pessoa não deixou a gente chamar a perícia e quis negociar. Ficamos no prejuízo e agora estou sem saber o que fazer. O agente já me orientou a fazer o pedido do seguro Dpvat”, disse Gildete. 

A servidora Marlene de Aquino, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conversou sobre benefícios diversos e aposentadorias. “Recebemos muitas demandas do HUT. Estamos, diariamente, tirando dúvidas e esclarecendo sobre documentos e direitos a benefícios como o auxílio doença”, comentou.

Manoel Araújo Cavalcante aproveitou para falar sobre a situação do filho que está internado no HUT, vítima de acidente com moto, e que trabalhava como motorista sem carteira assinada, mas contribuía para previdência como avulso. “Quero saber como meu filho pode fazer agora para entrar com o pedido de auxílio doença”, disse. 

Para divulgar sobre o serviço de atendimento às mulheres em situação de violência, Graça Carvalho, assistente social do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia, do município de Teresina, distribuiu material informativo e orientou algumas pacientes e acompanhantes. “Temos atendimento psicológico, social e orientação jurídica. Dependendo de cada caso orientamos e encaminhamos para rede especializada de atendimento à mulher”, explicou. 

Responsável pelo lado lúdico do evento, o grupo Mundo Colorido realizou várias atividades com as crianças internadas na pediatria do HUT. Maicon Josan, membro do grupo, disse que realiza essas atividades nas pediatrias dos hospitais para levar alegria e estimular a produção dos hormônios do prazer. “A felicidade ajuda a melhorar a saúde das crianças. Estamos humanizando o atendimento e ajudando para que elas se recuperem mais rápido”, destacou. 

A assistente social Alba Valeria disse que o Dia de Cidadania foi uma ação importante, pois contribuiu para ajudar muitos usuários a acessar informações importantes sobre benefícios diversos. “Nosso usuários, muitas vezes, desconhecem seus direitos. Fazemos um trabalho diário de orientação para que eles possam assegurar seus benefícios”. 

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
HUT
Próxima notícia

Dê sua opinião: