Saúde

HUT realiza atividade para marcar o Outubro Rosa

Palestras e distribuição de folders educativos foram algumas das ações de alerta sobre a doença.

Quinta - 27/10/2016 às 19:10



Foto: ASCOM Prevenção do Câncer
Prevenção do Câncer

A equipe do Núcleo de Educação Continuada do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) fez hoje, 27, uma blitz na entrada da administração com o objetivo de alertar pacientes, acompanhantes e servidores sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante a ação em comemoração ao Outubro Rosa foi apresentado um vídeo sobre os cuidados necessários para prevenir o câncer de mama, distribuição de folders educativos e entrega de laços cor de rosa para colocar na roupa (símbolo da campanha), além de uma palestra sobre os alimentos que previnem o câncer com a nutricionista do HUT, Socorro Coelho, especialista em oncologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Para fazer a demonstração da técnica do autoexame das mamas para detectar qualquer alteração foi disponibilizado um busto com seios de silicone. Os seios tinham texturas diferentes e tumores com tamanhos e formas também diferentes para exemplificar as modificações que uma mama doente pode apresentar. 

A chefe do núcleo de educação continuada, Francisca Cortez, disse que explicar a técnica do autoexame é muito importante para detectar a doença ainda no inicio. “80% dos tumores são descobertos pela própria mulher. Porém, o que acaba dificultando o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados e os tratamentos muitas vezes são mutilantes causando ainda mais dor e sofrimento”. 

Socorro explicou que, atualmente, as pessoas levam uma vida muito corrida e por conta disso os hábitos alimentares estão diferentes, mais a base de fast foods, enlatados, embutidos e industrializados. “Esse tipo de alimentação tem aumentado o número de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. E com o aumento da expectativa de vida aumentou também o número de casos de câncer”, destacou. 

Ainda de acordo com Socorro investir na prevenção é o melhor caminho e uma alimentação saudável é primordial no combate ao câncer. “Além de uma alimentação saudável e equilibrada rica em frutas e verduras é necessário incluir na rotina atividades físicas regulares para evitar excesso de peso”, disse. 

Dora Nunes, 32 anos, que está acompanhando a mãe Francisca Avelino, 61 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), do município de Esperantina, assistiu a palestra e disse que achou interessante a explicação sobre os tipos de alimentos que podem prevenir o câncer e que agora vai escolher melhor os alimentos. “Nunca tive esse tipo de cuidado com minha alimentação. Essa palestra foi muito importante pra alertar a gente”, comentou Dora.

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer é a segunda maior causa de morte perdendo apenas para doenças cardiovasculares e um terço de todos os cânceres é atribuído a fatores nutricionais relacionados à má alimentação, incluindo obesidade. 

O câncer de mama é a primeira causa de morte dentre as neoplasias malignas. Também acomete homem, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.  

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: