Saúde

HUT realiza atividade no Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão

A partir das 9 horas, na recepção da administração, será realizada uma palestra e algumas atividades lúdicas como jogos, dinâmicas.

Quinta - 17/11/2016 às 11:11



Amanhã, dia 17 de novembro, é o Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão e para reforçar os cuidados necessários para prevenir e tratar essas feridas o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por meio do seu Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões (GPTL) irá realizar ações educativas focadas no empoderamento do cuidador. A partir das 9 horas, na recepção da administração, será realizada uma palestra e algumas atividades lúdicas como jogos, dinâmicas, além de uma apresentação teatral apresentando os fatores de riscos e as medidas necessárias para prevenir essas lesões.

De acordo com a enfermeira presidente do GPTL, Sarah Nilkece, durante todo ano de 2016 as campanhas de Prevenção de Lesão por Pressão foram todas voltadas para o empoderamento do cuidador, pois são eles que passam a maior parte do tempo com o paciente e precisam conhecer todas as técnicas para tratar e prevenir.

“O desenvolvimento de uma lesão por pressão (feridas) implica em sofrimento e tratamento prolongado, portanto a recomendação é prevenir. Além disso, um paciente acometido por essas lesões fica mais suscetível a desenvolver infecções e piorar seu quadro de saúde”, explicou Sarah.

Sarah explicou ainda que além da mudança de decúbito, medida mais comum utilizada pelos cuidadores, existem outras também importantes e que precisam ser adotadas como: nutrição e alimentação adequada do paciente, hidratação permanente da pele, troca constante de fraldas para reduzir a umidade e os cuidados com o leito mantendo os lençóis sempre limpos, secos e esticados.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que o HUT tem adotado várias medidas por meio do seu GPTL e os resultados tem surpreendido a todos. “Estamos conseguindo combater essas lesões e obter ótimos resultados. Utilizamos coberturas (espumas e fibras) especiais de alto custo e investimos na aquisição de outros materiais utilizados como colchões pneumáticos com alternância de pressão para serem utilizados nos pacientes com maior “risco” de desenvolver feridas, além de protetores de calcâneos e coxins”, destacou o diretor.

Fonte: Ascom/HUT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: