Saúde

HUT inicia treinamento em hemoterapia para enfermeiros

HUT realiza, por mês, uma média de 500 transfusões de bolsas de hemácias, 40 de plasmas e 50 de plaquetas

Terça - 27/11/2018 às 15:11



Foto: Reprodução/Google HUT
HUT

A hemoterapia é um tratamento terapêutico baseado na transfusão sanguínea, de seus componentes e derivados. É uma atividade de alto risco epidemiológico, pois o sangue, por ser um tecido vivo, é capaz de transmitir diversas doenças. Dr. Marcus Lobão, gerente médico da Agência Transfusional do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), destacou que esse treinamento é importante para melhorar ainda mais o ato transfusional, a hemovigilancia e o ciclo do sangue dentro do Hospital.

“Temos ainda muitas dúvidas com relação ao ato transfusional. É preciso respeitar a técnica de transfusão para não causar danos ao paciente. Existe uma regulamentação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que deve ser seguida para que possamos oferecer uma assistência segura e de qualidade. Então vamos trabalhar nesse treinamento todos os cuidados que o profissional deve adotar no ato transfusional, que vai desde os cuidados necessários para administrar os hemocomponentes até os tipos de reações que um paciente pode ter ao sangue e como agir”, explicou Marcus Lobão.

Dr. Macus disse ainda que o treinamento iniciou hoje com os gerentes de enfermagem para que os mesmos se tornem multiplicadores. “Depois vamos fazer uma programação com datas específicas para cada setor. Assim, conseguiremos treinar todas as nossas equipes”, informou.

A enfermeira, Lenier Braga, falou que o treinamento vai dá ainda mais segurança para os profissionais médicos e de enfermagem durante o ato transfusional. “Os profissionais da saúde necessitam de atualização constante, pois a cada dia temos novas técnicas e novos protocolos que tornam a assistência ao paciente mais segura e com o mínimo de notificações”, destacou. O HUT realiza, por mês, uma média de 500 transfusões de bolsas de hemácias, 40 bolsas de plasmas e 50 de plaquetas. Em 2017 foram transfundidas 6.413 bolsas de concentrados de hemácias, 500 bolsas de plasmas e 668 de plaquetas.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: