HUT encerra 2013 com 400 mil atendimentos

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) vai finalizar 2013 com mais de 14 mil ci


Hospital

Hospital Foto: Reprodução

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) vai finalizar 2013 com mais de 14 mil cirurgias realizadas e 65 mil atendimentos. Desde sua inauguração o HUT já realizou mais de 400 mil atendimentos e 64 mil cirurgias. Isso dá uma média de seis mil atendimentos e mil cirurgias por mês.

De acordo com o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, dentre os dez principais motivos de procura o mal súbito se destaca com 20%, seguido de acidente com moto, correspondendo a 15%, e queda do mesmo nível, com 7%. “O mal súbito é um episódio agudo de causa não específica. São casos em que o paciente relata um mal-estar ou dor sem causa aparente. Após o relato iniciamos alguns exames específicos para a descoberta da causa”.

Como segunda maior causa de entrada de atendimento no HUT, os acidentes com moto já ultrapassaram 11 mil atendimento somente este ano. Para o HUT, segundo o diretor, isso representa uma demanda crescente e com um nível de complexidade cada vez maior.

“Atualmente os acidentados com moto são pacientes que necessitam de uma equipe multidisciplinar para seu atendimento, ou seja, ele tem que passar pelo parecer da equipe do trauma, que são o ortopedista, o bucomaxilo, o neurocirurgião, o cirurgião geral, o cirurgião plástico, o vascular e outros”, disse o diretor.

Gilberto explicou ainda que quase 100% desses pacientes necessitam de cirurgia ortopédica e que elas podem variar entre 4 e 20 mil reais, dependendo do grau de complexidade. “Esses custos são elevadíssimos e isso é sem falar que esse mesmo paciente provavelmente precisará de reabilitação com um fisioterapeuta durante algum tempo até sua recuperação total”.

Depois do acidente com moto os motivos de procura do HUT seguem com queda do mesmo nível (7%), dor abdominal (5%), dor em membros inferiores (5%), dor em membros superiores (4%), corpo estranho no olho (4%), queda de outras alturas (4%), corpo estranho na garganta (2%) e agressão ou corte com objeto perfuro cortante (2%).

 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: