Saúde

HUT é importante como campo de pesquisa para saúde

Hospital recebeu ano passado 63 solicitações de projetos de pesquisas para serem desenvolvidos

Quinta - 16/02/2017 às 16:02



Foto: Reprodução/Google HUT
HUT

A Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) recebeu ano passado 63 solicitações de projetos de pesquisas para serem desenvolvidos no Hospital. Enfermagem, medicina e fisioterapia foram as áreas que mais se destacaram com 39,7%, 30,1% e 17,4% do total de solicitações, respectivamente.

A Comissão tem a função de avaliar os projetos para que todos estejam dentro das normas estabelecidas pela resolução CNS 466/12. De acordo com o coordenador da CEP, Aldemes Barroso, essa resolução estabelece que toda pesquisa que envolve seres humanos, direta ou indiretamente, precisa ser submetida à Comissão para que seja emitido um parecer sobre os aspectos científicos do projeto. “Uma pesquisa que envolva seres humanos só pode ser iniciada após a aprovação da CEP. Nós analisamos o projeto e identificamos possíveis implicações éticas decorrentes da escolha da metodologia”, explicou.

Aldemes disse ainda que quando a pesquisa prevê a realização de coleta de dados por meio de questionários, formulários ou entrevistas a Comissão avalia se os mesmos não irão causar constrangimento aos participantes do projeto. “Quando detectamos que o instrumento de coleta de dados pode causar algum constrangimento fazemos as modificações necessárias para que a pesquisa se torne mais eticamente adequada e menos invasiva à privacidade do indivíduo”, destacou Aldemes.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, afirma que o HUT é o maior hospital de urgência e emergência de todo Piauí e por conta disso é referência para diversas áreas da saúde. “O HUT tem muitos pacientes com diversos tipos de doenças e, consequentemente, com suas variadas formas de evolução. Portanto, é um campo de pesquisa muito rico e importante para diversas áreas do conhecimento”, destacou.

O CEP avalia também projetos de trabalhos de conclusão de curso de graduação, mestrado e doutorado. A única exigência é que o responsável pela pesquisa deve ser pesquisador reconhecido pela Comissão. As solicitações de projetos de pesquisa no HUT devem ser entregues na diretoria de enfermagem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os documentos necessários são:

1.   Folha de rosto (Plataforma Brasil)

2.  Carta de Encaminhamento

3.   Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (funcionários e/ou pacientes) ou Termo de Fiel Depositário / Termo de Compromisso de Utilização de Dados (prontuários)

4.  Declarações do(s) pesquisador(res)

5.   Projeto de Pesquisa em português contendo: Introdução, Objetivo, Justificativa, Referencial Teórico, Metodologia, Cronograma (de 2 meses a 3 meses de coleta de dados), Orçamento, Referências, Apêndices e Anexo - caso necessite)

6.   Currículo Lattes resumido – www.cnpq.br do pesquisador e demais pesquisadores.  (Basta a primeira folha do currículo)

7.  Cópia das documentações acima em CD-R

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: