Saúde

HUT é habilitado como unidade de alta complexidade em neurocirurgia

É a terceira habilitação de alta complexidade concedida pelo Ministério da Saúde em menos de um ano

Segunda - 03/04/2017 às 15:04



Foto: Reprodução/Google HUT
HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) agora é Unidade de Alta Complexidade em Neurocirurgia, tendo sido credenciado a realizar 17 procedimentos nessa área. Em menos de um ano, essa já é a terceira habilitação de alta complexidade concedida pelo Ministério da Saúde para o HUT, resultado dos investimentos realizados pela Prefeitura de Teresina para melhorar o atendimento aos pacientes.

Apenas este ano o HUT já realizou 46 procedimentos de alta complexidade da neurocirurgia, dentre os quais 24 foram traumatismos cranianos encefálicos graves. A maioria era vítima de acidentes de trânsito.

Para o neurocirurgião e gerente médico da Clínica Neurológica do HUT, Dr. Reynaldo Carvalho, essa nova habilitação está permitindo  agilizar o atendimento dos casos mais graves e trazer mais conforto aos pacientes e familiares. “Sem essa habilitação muitos pacientes ficavam aguardando transferência para outros estabelecimentos de saúde para realizar uma cirurgia de alta complexidade. Agora, ganhamos o reconhecimento do Ministério da Saúde e com isso vamos oferecer novos procedimentos e mais qualidade na assistência”, destacou o gerente.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, ressalta que essa terceira habilitação de alta complexidade concedida para o HUT é resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura de Teresina na reestruturação do Hospital e qualificação dos profissionais. “Nos últimos quatro anos foram investidos mais de R$ 8 milhões com reformas, ampliações, aquisição de novos equipamentos, renovação do parque tecnológico e a qualificação contínua dos servidores. Estamos trabalhando para fecharmos a alta complexidade da linha do trauma com todas as suas especialidades”, declarou.

A primeira habilitação de alta complexidade concedida ao HUT foi como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia de Urgência e Emergência. Com isso, o hospital passou a ser autorizado para realizar 54 procedimentos que vão desde cirurgias em que o paciente sofreu grandes perdas ósseas até lesões de tendões e nervos periféricos. A segunda habilitação foi como Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Assim, o HUT passou a ser reconhecido pelo trabalho realizado na terapia nutricional e na utilização de insumos de alta qualidade.

De acordo com Dr. Osvaldo Mendes, ortopedista e gerente médico da Clínica Ortopédica, a meta é credenciar o HUT na alta complexidade em todas as linhas do trauma. “Estamos nos especializando ainda mais para que nossos pacientes, principalmente vítimas de trauma, tenham uma assistência com mais qualidade”, ressaltou o gerente.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: