Saúde

HUT bate novo recorde e realiza mais de 129 mil exames de imagem em 2016

Segundo o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, esse crescimento na quantidade de exames realizados se deve aos investimentos feitos pela Prefeitura

Terça - 24/01/2017 às 18:01



Foto: Ascom Exames clínicos
Exames clínicos

O Setor de Imagem e Gráficos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou, ano passado, 129.559 exames de imagens, sendo 78.677 raios-x, 33.858 tomografias, 13.580 ultrassonografias e 3.444 anatomias patológicas. Com relação a 2015 esse número representa um aumento de 6,3%, quando foram realizados 121.886 exames.

Segundo o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, esse crescimento na quantidade de exames realizados se deve aos investimentos feitos pela Prefeitura de Teresina no intuito de agilizar o atendimento e melhorar a qualidade da assistência. “Apenas nos últimos quatro anos nós conseguimos renovar nossos equipamentos e adquirihttps://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif tecnologias novas que aumentaram nossa resolutividade. Foram mais de R$ 8 milhões investidos em equipamentos e reformas e ampliações da estrutura física. Somos referência em urgência e emergência para todo estado”, disse o diretor.

O HUT ainda é o único Hospital da rede pública do Piauí que dispõe de dois tomógrafos com imagens em 3D e uma bomba injetora para seus usuários: o multíslice Brilliance Philips de 16 canais e o MX 6000. Essa tecnologia proporciona um diagnóstico rápido e preciso em casos, por exemplo, de aneurisma cerebral, com um exame chamado de Angiotomografia.

De acordo com o Dr. Herbert Mendes, médico radiologista e gerente do setor de Imagens e Gráficos do HUT, a angiotomografia proporciona um diagnóstico rápido e permite a perfeita visualização das veias e artérias, bem como do fluxo sanguíneo cerebral ou de órgãos e sistemas do corpo. “Esse exame só é possível com a utilização de tomógrafos multislice de alta resolução com imagens em 3D e o uso de bomba injetora. Essa bomba injeta o contraste no paciente de forma automática, no tempo e na quantidade correta”, destacou Dr. Herbert.

O HUT realiza também os seguintes exames: ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, eletrocardiograma e 54 tipos de exames laboratoriais que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.  

Fonte: Ascom HUT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: