Saúde

HUT adquire equipamento para aperfeiçoar exames

Novas máquinas oferecerão exames de endoscopia, broncoscopia e colonoscopia

Segunda - 13/08/2018 às 13:08



Foto: Ascom Novas máquinas oferecerão exames de endoscopia, broncoscopia e colonoscopia
Novas máquinas oferecerão exames de endoscopia, broncoscopia e colonoscopia

O Hospital de Urgência de Teresina é o único hospital da rede pública do Piauí que oferece à população um atendimento de urgência e emergência nas áreas de endoscopia, broncoscopia e colonoscopia. A fim de tornar esse serviço ainda mais resolutivo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) autorizou a compra de mais um conjunto de equipamentos para realização desses tipos de exames. O investimento é de cerca de R$ 300 mil.


De acordo com Sílvio Mendes, presidente da FMS, o órgão trabalha para oferecer, dia após dia, um atendimento mais ágil e de melhor qualidade. “Não medimos esforços para aparelhar os hospitais de Teresina com o que existe de mais moderno na área da Saúde. Esses novos equipamentos do HUT irão contribuir para agilizar os diagnósticos e tratamentos. Teresina merece e nossa missão como gestor é de estar atento e viabilizar o que é preciso e possível para melhorar o atendimento. O HUT é um hospital de urgência de grande porte que atende a população de Teresina e de vários estados, portanto temos grande responsabilidade com nosso povo”, destaca.


O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, afirma que essa renovação do parque tecnológico do hospital é uma rotina, pois mantém o serviço funcionando 24 horas e sempre com equipamentos de ponta. “Temos muitos casos graves que só o HUT resolve. Somo referência no Sistema Único de Saúde para todo Piauí e estados vizinhos. A responsabilidade é grande. Não podemos deixar esses pacientes sem um atendimento digno”, explica o diretor.


A dona de casa, Maria de Jesus, de 52 anos, precisou de atendimento de urgência no HUT após ter uma espinha de peixe presa na garganta. Segundo a paciente, depois que ela detectou que uma espinha estava machucando sua garganta e não conseguia engolir sem sentir dor ela procurou vários hospitais. Porém, só conseguiu atendimento no HUT. “O HUT é o único hospital público que oferece esse tipo de atendimento. Fiquei muito satisfeita com a assistência que recebi. Fui atendida quase que imediatamente. Esse é um serviço muito importante”, declara.


Até junho deste ano, o HUT realizou 579 exames entre endoscopias, colonoscopia e broncoscopia, isso equivale uma média de 100 exames por mês. “Além dos exames e cirurgias de rotina fazemos também atendimento de urgência para retirada de corpo estranho nas vias aéreas ou qualquer outro orifício do paciente. Esse tipo de retirada é muito comum em crianças”, diz Gilberto.


O investimento da FMS para aquisição desse novo equipamento para o HUT é de quase R$ 300 mil. Já está em processo de licitação também a compra de um novo tomógrafo, imprescindível para diagnósticos mais precisos e rápidos, principalmente, para pacientes politraumatizados, vítimas de acidentes ou quedas. 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: