Saúde

HUT adquire novo equipamento para agilizar cirurgias

Com esse investimento, o HUT aumentou em cerca de 15% o número de cirurgias

Terça - 08/11/2016 às 18:11



Foto: Ascom Novo equipamento
Novo equipamento

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) adquiriu essa semana mais um Arco Cirúrgico. O equipamento produz imagens digitais em tempo real, permitindo aos cirurgiões realizar mais cirurgias em menos tempo e de forma menos traumáticas e dolorosas para os pacientes. Agora, das nove salas de cirurgias do centro cirúrgico, quatro contam com os arcos.Com esse investimento, o HUT aumentou em cerca de 15% o número de cirurgias.

Para o cirurgião ortopédico Osvaldo Mendes, um Arco Cirúrgico é uma peça fundamental na cirurgia ortopédica, por exemplo, pois transforma traumas complexos em procedimentos mais simples. “Por meio das imagens digitais, conseguimos visualizar com mais exatidão onde estão as fraturas, sem a necessidade de realizar grandes cortes cirúrgicos. São feitos apenas pequenos furos por onde passam fios metálicos, pinos e parafusos. Com essa tecnologia diminuímos o tempo cirúrgico e, consequentemente, os riscos de infecção”, explica.

Além dos procedimentos ortopédicos o arco cirúrgico pode ser utilizado em cirurgias gerais, neurológicas, urológicas e vasculares. O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque,  explica que as novas tecnologias têm possibilitado tratamentos menos invasivos e mais confortáveis para os pacientes. “Quando realizamos esse tipo de procedimento estamos diminuindo o tempo de recuperação dos nossos pacientes e aumentando a nossa capacidade de fazer mais cirurgias, pois diminui o tempo de internação e aumenta a nossa rotatividade”, ressalta.

  

A paciente Rosangela Carvalho, 56 anos, que deu entrada no HUT com uma fratura no punho esquerdo, consequência de uma queda, passou por cirurgia utilizando o arco cirúrgico e falou do procedimento. “Com esse procedimento que fizeram no meu braço a recuperação será muito mais rápida. Foram apenas dois furos e logo estarei em casa”, comentou.

  

Os arcos cirúrgicos permitiram agilizar ainda mais o atendimento a população nos finais de semana, quando a demanda é maior. “Com mais um arco cirúrgico, a qualidade da assistência vai melhorar ainda mais”, destaca o gerente do centro cirúrgico do HUT, Ronaldo José.

O investimento feito para aquisição do arco cirúrgico foi de R$ 318 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina. O HUT possui nove salas de cirurgias que funcionam 24 horas por dia. Desde sua inauguração já realizou 610.372 atendimentos e 105.476 cirurgias. Quase 60% dos procedimentos cirúrgicos realizados mensalmente pelo Hospital são ortopédicos.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: