HUT adquire equipamentos de última geração

HUT é o único hospital público com esse tipo de equipamento


HUT

HUT Foto: Reprodução/Google

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) acabou de adquirir cinco unidades de um equipamento chamado Garrote Pneumático. O garrote pneumático é um equipamento fundamental para as cirurgias ortopédicas tanto de membro superior, quanto de membro inferior, pois permite o cirurgião realizar procedimentos sem a presença de sangue, favorecendo uma melhor identificação das estruturas anatômicas durante a cirurgia.

“A cada dia a Prefeitura de Teresina vem investindo em equipamentos de ponta para permitir maior segurança nos procedimentos e para otimização do tempo de recuperação dos pacientes do HUT. Cada Garrote Pneumático custou cerca de R$ 30 mil e suas aquisições fazem do HUT o único hospital público com este tipo de equipamento”, comemora Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT.

De acordo com Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica do HUT, esse tipo de aparelho é importante, pois favorece o trabalho cirúrgico mantendo a pressão do membro controlada, evitando complicações. “Quando não temos o Garrote Pneumático usamos uma faixa de borracha chamada Faixa de Esmarch e, nesse caso, não temos como controlar a pressão aplicada ao membro. Isso pode gerar complicações no pós-operatório imediato do paciente. Podendo, inclusive, prolongar ainda mais o tempo de recuperação”, explicou o Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica do HUT.

Dr. Osvaldo disse ainda que, com a aquisição desses equipamentos, será possível minimizar os riscos de sequelas aos pacientes vítimas de traumas ortopédicos graves. “Os riscos de problemas como a Neuropraxia, no qual o paciente perde temporariamente os movimentos, irão reduzir, acrescentou o ortopedista.

O enfermeiro Ronaldo José, gerente do centro cirúrgico do HUT, explicou que o garrote pneumático garante maior segurança nos procedimentos de flebotomia (intervenções em vasos sanguíneos), técnica essencial para cirurgia dos membros inferiores e superiores, normalmente realizada nos paciente vítimas de acidentes de trânsito.  “Além dos pacientes terem maior segurança na recuperação de cirurgias que afetam braços e pernas, os profissionais que participam das intervenções terão mais segurança no trabalho cirúrgico”, explicou Ronaldo, acrescentando que os profissionais do centro cirúrgico do HUT passarão por treinamento especializado visando o uso dos garrotes pneumáticos, para que as cirurgias e a recuperação dos pacientes se dê de forma otimizada.

O HUT possui nove salas de cirurgia que funcionam 24 horas por dia e realizam cerca de 40 procedimentos cirúrgicos diários, dos quais cerca de 60% são cirurgias ortopédicas. Em 2017, até o mês de junho, o HUT realizou 6.702 cirurgias das quais 3.901 foram ortopédicas.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
HUT
Próxima notícia

Dê sua opinião: