Olhe Direito!

Olhe Direito!

HU terá urgência em cardiologia

Segunda, 29/02/2016 às 15:02



Foto: Arquivo Médicos e enfermeiros paralisaram os serviços
Médicos e enfermeiros paralisaram os serviços
Em reunião realizada na manhã de ontem, 28, no Hospital Universitário(HU), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o secretário municipal de Teresina, Aderivaldo Andrade, e superintendente do HU, Miguel Parente, acertou os últimos detalhes para implantação do serviço de urgência e emergência cardiovascular.

O ministro explica que a oferta de mais um serviço na unidade, além de ampliar a capacidade resolutiva visa ainda dar condições para a melhoria na qualidade dos serviço. "Para dar continuidade e fortalecer o HU e que precisa de um apoio para aumentar sua capacidade. O que a gente visa para o HU? Implantação da oncologia, para descentralizar o serviço no Piauí e implantar urgência e emergência cardiovascular".

Um cronograma foi elaborado para que um grupo de trabalho organize o fluxograma de atendimento aos pacientes cardíacos. A discussão já se inicia nesta segunda-feira, 29. "Vamos iniciar de forma mais rápida o funcionamento de uma unidade coronariana, aos pacientes com dor torácica e enfarto, para que tenhamos a garantia de implantação, em urgência, de cateterismo e marca-passo, assim como cirurgia cardíaca, poder ampliar a oferta que já acontece no HU".

De acordo com Costa, a expectativa é que o Ministério da Saúde autorize de imediato a implantação do serviço.

Outro serviço que em breve deve ser iniciado no HU é a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia(UNACON), que será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o credenciamento do serviço, os governos Federal e Estadual descentralizam o serviço, ampliando os cuidados aos pacientes com câncer.

Em Parnaíba também deverá iniciar ainda neste primeiro semestre o atendimento a pacientes com câncer, com capacidade em atender os municípios que integram a Planície Litorânea.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: