Hospital Regional de São Raimundo Nonato não tem estrutura para atender pacientes

Hospital não passa por uma reforma há 40 anos


Hospital está sem estrutura

Hospital está sem estrutura Foto: Márcia Cristina

Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI esteve no final de semana, no município de São Raimundo Nonato, a 524 km de Teresina, para uma série de vistorias na rede pública e privada de Saúde. O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz (HRSJCF) apresentou algumas deficiências graves que foram registradas pelos conselheiros e pelos técnicos do setor de fiscalização. O hospital atende vários municípios do Piauí e até municípios da Bahia.

A grande deficiência apontada pelo CRM-PI foi a falta de estrutura física, uma vez que o hospital foi fundado nos anos de 1970 e nunca passou por reforma. O diretor geral do HRSJCF, Rogério Araújo de Castro, informou que ainda para este ano está prevista a reforma das instalações físicas, com recursos do Governo do Estado.

Hospital

Durante todo o final de semana a região sofreu com as fortes chuvas. Os fiscais do CRM-PI flagraram várias infiltrações em enfermarias e outras dependências do hospital e os pacientes tiverem que desocupar leitos devido às goteiras. Outra situação encontrada é a falta de alguns medicamentos essenciais, falta de laboratório disponível que é essencial para as equipes médicas atenderem com eficiência pacientes graves, sem a necessidade de ter que utilizar a Central de Regulação para efetivar transferências para Teresina, falta de lençóis nas macas, além de faltar equipamentos para estabilizar pacientes graves, como bomba de infusão contínua, utilizada para medicação intravenosa.

O CRM-PI constatou que a escala médica é satisfatória, tendo o hospital uma média de cinco a seis médicos plantonistas e dois na escala noturna, sendo um clínico geral e um obstetra. No entanto, o hospital sofre, algumas vezes, com a falta de anestesistas e de pediatras.

A presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias Parente, e outros conselheiros e técnicos visitaram tanto a UPA, quanto o CPN e ficaram satisfeitos com a estrutura.

“De todas essas unidades que já visitamos em várias regiões do Piauí, essa realmente é que encontramos melhor estrutura, sabemos que foi inaugurada recentemente e esperamos que a mesma seja mantida. No caso da estrutura e condições de atendimento do Hospital Regional, solicitaremos uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, no sentido de que sejam tomadas as devidas providências quanto aos problemas encontrados lá, os quais serão descritos em relatório técnico”, explicou.

Hospital

 Hospital

Fonte: Márcia Crisitina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: