Saúde

Hospital Infantil realiza cirurgia inédita de rizotomia

Outras 22 crianças estão agendadas para serem submetidas ao procedimento.

Segunda - 22/05/2017 às 16:05



Foto: Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - Governo do Estado do Piauí Hospital Infantil
Hospital Infantil

O Hospital Infantil Lucídio Portela realizou, pela primeira vez, a cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na quinta-feira (18). Outras 22 crianças estão agendadas para serem submetidas ao procedimento.

A RDS é uma técnica neurocirúrgica segura, utilizada para promover melhora da espasticidade (membros inferiores ou membros superiores) em crianças. Quando realizada em crianças com até 6 anos de idade, essa melhora na qualidade de vida é ainda mais significativa.

“O Hospital Infantil Lucídio Portela não tem medido esforços para prestar atendimento de qualidade com alto investimento para um resultado seguro aos pacientes. Não importa a especialidade, estamos sempre inovando. Promove e permite a sua equipe prestar atendimento de qualidade”, disse Vinícius Nascimento, diretor-geral do hospital.

A cirurgia foi executada por uma equipe multidisciplinar exclusivamente piauiense, comandado pelo neurocirurgião Francisco Alencar, que realça o pioneirismo do procedimento. “A rizotomia realizada com monitoramento neurofisiológico operatório nos dá maior segurança na exatidão do corte feito em parte dos nervos da coluna, assegurando melhores resultados e evitando efeitos adversos”, esclarece o médico.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: