Saúde

Hospital Getúlio Vargas amplia número de atendimento e serviços

Com a ampliação, o HGV passa a contar com 20 leitos de UTI

Segunda - 02/01/2017 às 16:01



Foto: Ascom/HGV Hospital Getúlio Vargas
Hospital Getúlio Vargas

A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) fez um balanço positivo das ações e serviços realizados durante o ano de 2016, no hospital. Para a diretora Clara Leal, apesar das dificuldades enfrentadas este ano, os resultados alcançados em 2016 foram satisfatórios. Ela ressalta o apoio da Secretaria da Saúde que possibilitou a abertura de serviços e a ampliação do número de cirurgias e consultas no Hospital.

A direção do hospital destaca que inicia o ano de 2017 com a entrega da ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma conquista há muito aguardada pela população. O investimento foi de R$ 346.549,18 com recursos da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Com a reforma, o HGV passa a contar com 20 leitos de UTI. "Um leito de UTI que é aberto significa uma oportunidade a mais para as pessoas que dele mais necessitam", destaca a diretora.

Outra conquista do HGV é a ampliação do número de consultas com a implantação do Ambulatório do Trabalhador à noite, que possibilitou um incremento de 2.837 consultas somente de maio a novembro de 2016. Como também a realização de 54 mutirões de cirurgias, beneficiando cerca de 1.500 pessoas em diversas especialidades. Para Clara Leal, os mutirões conseguiram contribuir para a redução do tempo de espera por um procedimento no hospital e reduziram a fila em 51,2%. “Hoje, temos uma média de espera de 40 dias para um procedimento eletivo”, explica.

A realização dos mutirões reduziu a fila de espera no hospital de 4.246 pessoas, em 2014, para 2.072 pessoas. A maior redução foi na área de ortopedia quando, em 2014, existiam 2.203 pacientes aguardando por um procedimento. Atualmente, são apenas 279.


Utilização de alta tecnologia e abertura de novos serviços


O HGV também tem avançado em alta tecnologia e renovação do parque tecnológico, o que tem possibilitado a realização de procedimentos minimamente invasivos que proporcionam melhor qualidade e segurança ao paciente.

Exemplo desse desenvolvimento é a primeira gastrectomia total por vídeolaparoscopia (retirada total do estômago), bem como a primeira cirurgia de Lobectomia Pulmonar por Videolaparoscopia, que utilizou tecnologia avançada, reduzindo o tempo cirúrgico, a morbidade do paciente e o tamanho das incisões. As técnicas precisas e menos invasivas, proporcionam benefícios como recuperação mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor ao paciente.

No Serviço de Hemodinâmica, foi feita a primeira embolização de aneurismas cerebrais bilaterais, em um mesmo procedimento e sob anestesia local. Normalmente, quando há aneurismas grandes e bilaterais, o tratamento é feito em intervenções separadas e com anestesia geral.

O sucesso do procedimento somente foi possível porque a Hemodinâmica do HGV conta com uma equipe altamente experiente e bem treinada e, atualmente, está entre os hospitais públicos que mais realizam embolizações no país.

O hospital também avançou na área de neurocirurgia e otorrino. Uma cirurgia de retirada de tumor da base do crânio por via endoscópica garantiu a vida do lavrador Marlos Romão, de 46 anos, proveniente do município de Riacho Frio, a 797 quilômetros de Teresina. "O caso de Marlos, assim como de outros pacientes, que têm chegado aqui com tumores gigantes, temos conseguido operar de forma menos invasiva, devido possuirmos equipamentos modernos que possibilitam a realização desse tipo de cirurgia com sucesso”, explica o cirurgião Antônio Pedro.

Na área de fonoaudiologia, foi aberto uma sala de fonoterapia e uma sala anexa para os exames de audiometria. Onde estão sendo realizados exames, como Audiometria, BERA - Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico; Otoemissões. Procedimentos que, pela primeira vez, estão sendo oferecidos pelo Sistema único de Saúde à população.

Investimento na melhoria da qualidade e no ensino
Ainda sobre 2016, o Hospital Getúlio Vargas foi selecionado para participar do Projeto Paciente Seguro, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi), do Ministério da Saúde (MS), que será realizado com o Hospital Moinhos de Vento. O HGV participou da seleção com 70 hospitais das cinco regiões do país e foi selecionado dentre os 34 que participaram.

Para Clara Leal, esse é um momento de compromisso social de melhoria da qualidade e segurança da atenção à saúde. “A nossa participação no projeto significa se propor a desenvolver um trabalho inovador que assimile a Segurança do Paciente como meio de aprendizado e aprimoramento contínuo do cuidado e com melhoria que agrega à saúde”, destaca a diretora.

O hospital foi selecionado porque preenche todos os critérios técnicos, considerando número e perfil de leitos, localização geográfica, vínculo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo trabalho que desenvolve na implementação das seis Metas Internacionais de Qualidade e Segurança do Paciente.

A diretora informa ainda que houve um avanço muito grande na área do ensino com a ampliação de mais três Programas de Residências Médicas nas áreas de cirurgia vascular, coloproctologia e cirurgia do parelho digestivo.

Reformas e aquisição de equipamentos
Na área de reformas físicas, foi concluída a reforma da Clínica Nefrológica com espaço humanizado para acolher melhor os pacientes. Também foi organizado uma ala somente para internação dos transplantados.

Foram adquiridas três modernas máquinas para processamento de limpeza e desinfecção dos materiais médico-hospitalares utilizados em diferentes procedimentos. Os equipamentos representam a automatização dessas atividades, antes realizadas manualmente.

De acordo com Clara Leal é um grande avanço tecnológico para o HGV. "É uma modernização que demonstra a capacidade do hospital de estar constantemente se atualizando às recomendações técnicas do processamento de artigos hospitalares. Ao considerarmos nosso perfil de assistência de alta complexidade, mostra uma melhoria na segurança dessa assistência aos nossos pacientes", destaca a diretora.

Novos desafios para 2017


Para 2017, a meta é regularizar o funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados e incorpora-lo a rotina do HGV.

Concluir a reforma das três clínicas que ainda não tinham sido reformadas, a clínica Médica, Cirúrgica I e Ortopédica, além do Projeto de Climatização para todas as enfermarias também são desafios para este ano. Bem como a implantação do Sistema de Gestão hospitalar, informatizando todo o hospital.

A ampliação de mais 20 leitos de UTI, que estão em processo de licitação e o funcionamento das sete salas do centro cirúrgico, são desafios que também se apresentam para o ano que se inicia. Com isso, o número de cirurgias será ampliado em mais de 50%, contribuindo ainda mais para desafogar a fila e reduzir o tempo de espera por um procedimento no HGV.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: