Hospital de Urgência de Teresina (HUT) terá atendimento qualificado

Programa SOS Emergência Firmino Filho 12 Hospitais


Prefeito Firmino Filho

Prefeito Firmino Filho Foto: Patrícia Andrade/G1/Piauí

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha foi incluído nas ações do S.O.S. Emergência, programa do Governo Federal que tem por objetivo qualificar o atendimento dos hospitais de urgências e emergências do país. O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, e a representante do Ministério da Saúde, Ísis Nassaro, apresentaram hoje (10), ao prefeito Firmino Filho, a metodologia do programa e as ações previstas para Teresina, bem como a Rede de Urgência e Emergência - RUE.

A Rede de Urgência e Emergência - RUE contempla os 40 maiores do Brasil e tem como objetivo regular a gestão de leitos e organizar toda rede de referência e contrareferência. O programa S.O.S. Emergência é um segmento da RUE e contempla 18 hospitais considerados referencia de urgência e emergência de suas regiões.

De acordo com Gilberto Albuquerque, no Piauí apenas o HUT foi incluído no programa. “O Hospital de Urgência de Teresina é um hospital de referência e por isso vai fazer parte do programa. Dessa forma,
seremos beneficiados com a adequação do ambiente hospitalar, iremos atualizar o sistema de acolhimento e classificação de risco, haverá a qualificação de profissionais do hospital em São Paulo para progredir nessa qualificação em saúde, entre outros benefícios”, explicou.

Por meio do programa serão investidos anualmente cerca de R$3,6 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, para custear a reforma, ampliação e qualificação da assistência da emergência do HUT. Também será recebido individualmente até R$ 3 milhões para custeio de aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro, conforme proposta encaminhada ao Ministério.

Firmino Filho destacou na reunião que a inclusão do HUT no programa garantirá excelência ao hospital. “Sabemos que para a resolução dos problemas da saúde temos que trabalhar a gestão interna, buscando a excelência, bem como a movimentação da rede, garantido um diálogo com os hospitais. Com a gestão da rede só temos a ganhar e a presença do Ministério da Saúde é muito importante para auxiliar nesse processo. O mais relevante desse projeto é a imposição de regramento, que é a base para o bom funcionamento do hospital”, enfatizou.

Para a representante do Ministério da Saúde, Ísis Nassaro, Teresina tem uma situação favorável para o desenvolvimento do programa pelo fato de ter o apoio dos governos estadual e municipal. “É muito
importante ter pessoas do hospital interessadas na implantação do projeto, realidade vista aqui em Teresina, inclusive, já temos profissionais sendo treinados no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Os benefícios do programa vêm em rede, pois qualificando a gestão, ampliando o acesso aos usuários em situações de urgência, e, garantindo atendimento ágil e humanizado no hospital, tudo isso se reverte em ganhos para a saúde”, destacou.

As reformas previstas no HUT para adequação no programa SOS Emergência contempla a ampliação do centro cirúrgico. O HUT possui atualmente seis salas de cirurgias realizando uma média de mil cirurgias por mês. De acordo com o diretor geral a meta é aumentar em 50% esse número com a inauguração de três novas salas.

Já está previsto também a reforma do pronto atendimento, lavanderia, esterilização, da segunda lage, que abrigará mais 74 leitos de enfermarias, e a construção de mais duas da UTI’s com 10 leitos cada.
As plantas já estão sendo analisadas pelos técnicos do Ministério da Saúde.



 
Programa SOS Emergência



O Programa é uma ação estratégica tripartite firmada entre gestores, tanto do município, como do Estado e já mudou a realidade de 12 hospitais que integram a rede. O objetivo é promover melhorias no atendimento dos serviços de urgência e emergência buscando soluções para a redução da superlotação dos hospitais, tempo de espera e, consequentemente, uma melhor assistência à população.

Os 12 hospitais de grande porte que fazem parte da iniciativa estão localizados em Goiânia (GO); Ananindeua (PA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Salvador (BA); Brasília (DF); São Paulo (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); e Porto Alegre (RS). Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: