Olhe Direito!

Olhe Direito!

Hospital da Primavera realiza atividade sobre saúde do homem

Segunda - 09/11/2015 às 15:11



Foto: Arquivo Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, o Hospital da Primavera, localizado na zona norte, irá realizar palestra de prevenção ao câncer de próstata com discussão sobre os cuidados com a saúde do homem. As orientações são voltadas aos acompanhantes dos pacientes internados e serão organizadas por profissionais de enfermagem acompanhados de estagiários do hospital.

A diretora de enfermagem do hospital, Elisângela Varonil, explica que nesse mês as atenções estão voltadas para a saúde do homem. “O hospital aderiu à campanha Novembro Azul e as nossas atividades irão tratar sobre cuidados, diagnóstico, tratamento e, principalmente, como se prevenir do câncer de próstata”, afirma.

Segundo Girlene Ribeiro, enfermeira e coordenadora dos estagiários de enfermagem do Hospital da Primavera, é fundamental falar de prevenção e promoção da saúde. “Para muitos homens, ainda é tabu a necessidade de ir ao médico regularmente e cuidar da saúde. Por isso é importante que as mulheres também participem, pois são elas que, muitas vezes, incentivam os homens a se cuidarem”, pontua.

Cuidados no ambiente hospitalar

Desde o início de 2015 a professora Girlene Ribeiro e os estudantes de enfermagem de uma faculdade particular promovem, como parte do estágio no hospital, orientações, palestras e diversas atividades com foco na promoção da saúde e os cuidados no ambiente hospitalar. O projeto é voltado para os acompanhantes dos pacientes internados.

“No hospital já existe um projeto de humanização e também o Espaço Primavera Acolhedora. Então utilizamos esse espaço para desenvolver nossas atividades que acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 9h”, destaca Girlene. Ela afirma, ainda, que para os estudantes que participam é uma forma de desenvolver um novo olhar sobre a saúde enquanto futuros profissionais.

Para a diretora geral do hospital, Marlene Moura Fé, essas atividades são de suma importância. “Estar no ambiente hospitalar requer a adesão de alguns cuidados. Por se tratar de um momento delicado para quem está internado, é preciso que o acompanhante tenha noção de como garantir o bem-estar e segurança durante a internação”, completa.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: