Saúde

Hospital da Primavera promove práticas de Yoga e Reiki

Práticas trazem inúmeros benefícios para a saúde da população

Quinta - 13/09/2018 às 17:09



Foto: TV Verdes Campos Sat Hospital da Primavera
Hospital da Primavera

Já iniciaram as sessões de práticas integrativas de yoga e reiki no Hospital da Primavera, localizado na zona Norte da cidade. O objetivo é promover a saúde da comunidade e profissionais que atuam no local. As sessões de reiki são administradas às terças-feiras no turno da tarde. Já as práticas de yoga acontecem todas as quintas-feiras pela manhã.

Segundo a instrutora Aline Ribeiro, do projeto Yogamor, a parceria foi feita com o objetivo de levar yoga e reiki para locais onde a prática dessas atividades não é comum, para que todos possam conhecer seus benefícios, já que elas estão em processo de habilitação para oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos com esta parceria aqui no Hospital da Primavera também pensando nas práticas integrativas, que são direito da comunidade. Vamos ter várias reikianas que uma vez por semana vão se disponibilizar para que as pessoas tenham esse benefício de conhecer e entender essa energia, que vai complementar o tratamento e ajudar na parte emocional”, afirma a instrutora.

Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de cinco mil anos. A prática consiste em harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. O yoga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento.

Já o reiki, palavra que significa "energia vital universal" é uma técnica japonesa de cura milenar que age nos quatro corpos do indivíduo: físico, mental, emocional e espiritual, gerando um estado de harmonia. A técnica auxilia na recuperação da energia vital e bem-estar através do alinhamento energético dos chakras e traz benefícios como redução na ansiedade e estresse, auxílio na cura de doenças e recuperação de lesões, melhoria na circulação sanguínea, aumento no controle e equilíbrio emocional, entre outros.

Para Marlene Moura Fé, diretora do Hospital da Primavera, as práticas integrativas são importantes por abrirem novas possibilidades de formas de cuidar. “Aqui nós temos dois profissionais: um que faz roda de terapia comunitária e a psicóloga que faz dança circular. Agora teremos yoga e reiki. São outras formas de cuidar baseadas na humanização, no acolhimento, para somar com o tratamento alopático. Elas são importantes justamente porque previnem as doenças e até curam”, comenta a diretora.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: