Saúde

Hospital da Primavera promove oficina para pacientes e acompanhantes

A atividade faz parte do projeto Primavera Acolhedora

Quarta - 21/06/2017 às 13:06



Foto: TV Verdes Campos Sat Hospital da Primavera
Hospital da Primavera

O Hospital da Primavera promove amanhã (22), a partir das 9h, uma oficina de pinturas em cerâmica em parceria com a Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart). A atividade faz parte do projeto Primavera Acolhedora, que proporciona um espaço de humanização em ambiente hospitalar.
 
O público alvo da oficina é formado por usuários internados, familiares, colaboradores e funcionários do Hospital, e será realizada no espaço de convivência da unidade. “Ela será ministrada pelas artesãs da Cooperart, um grupo de 39 mulheres guerreiras que foram à luta e agora são reconhecidas nacional e internacionalmente como exemplo de garra, superação e criatividade” conta a diretora Marlene Moura Fé.
 
Ainda segundo Marlene Moura Fé, a atividade serve como um incentivo para um relaxamento em um local com nível de estresse elevado pela situação de adoecimento e longe do ambiente familiar. “Aqui eles esquecem a doença, fazem amizades e ainda podem ganhar um dinheiro para o sustento da família”, conta a diretora.
 
O Projeto Primavera Acolhedora surgiu da necessidade de dinamizar as relações dos seus usuários em situação de internação, bem como dos acompanhantes e funcionários do Hospital. Ele tem por objetivo promover ações visando o bem-estar e melhor atendimento, seguindo os modelos de qualidade e segurança que viabilizem a promoção de saúde, incentivando a integração e apoio emocional entre os usuários dos serviços do hospital. "Desta forma, vamos proporcionar uma melhoria da qualidade de vida durante o período em que o paciente recebe o tratamento, evitando reinternações e reduzindo o tempo de permanência nas enfermarias", explica Marlene Moura Fé.

Para isso, o hospital conta com um espaço de convivência e uma equipe multiprofissional formada por educador físico, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e enfermeiros, dentre outros. Eles promovem atividades como rodas de conversas, palestras, rodas de leitura, jogos Interativos, oficinas de artes e meditação.

Semanalmente, os usuários são convidados para tomar sol e participar das atividades. Cada momento é programado e desenvolvido pelo técnico ou educador convidado, com duração de no máximo uma hora e acontecem no turno da tarde ou da manhã. Os pacientes são informados previamente e a adesão ao projeto é voluntária.

Inaugurado em 1976, o Hospital da Primavera é o mais antigo da rede municipal. Ele conta com atendimento ambulatorial e de urgência, que funciona 24 horas. Possui 30 leitos (sendo 26 clínicos e quatro de observação), e serviços como exames, sala de vacina e odontologia, programas de saúde e sala de convivência com diversas atividades.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: