Municípios

Hospital Colônia do Carpina, em Parnaíba, será reformado

A autorização foi dada nesta segunda-feira (22).
Fonte: Governo do Piauí | Editor: Redação 22/01/2018 21:29
Foto FotoFoto: Reprodução

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, autorizou nesta segunda-feira (22), a reforma do Hospital Colônia do Carpina, em Parnaíba, para onde eram encaminhados os pacientes com diagnóstico de hanseníase. A autorização atende as reivindicações apresentadas pelos representantes da unidade e ainda instituições ligadas à prevenção e combate à hanseníase, como a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

“Sabemos da importância do trabalho realizado por grupos como o Morhan e, aqui, recebemos todas as reivindicações, sobre as quais não temos nenhuma objeção a acatá-las, são todas justas e importantes. Uma delas é a reforma do hospital Colônia do Carpina que autorizamos, de imediato, a elaboração do projeto para realização da reforma e elaboramos um calendário para atendimento das demais”, afirma o secretário Florentino Neto.

Na oportunidade, também foi discutida a programação do Janeiro Roxo, mês alusivo à prevenção à hanseníase, que contará com o Workshop Estadual de Hanseníase, além da divulgação do boletim epidemiológico. De acordo com a supervisora Estadual, Eliracema Alves, “as atividades voltam-se para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas e alertar à população sobre os cuidados e tratamento da doença”.

No Piauí, apesar dos números apresentados revelarem um avanço nas notificações dos casos, é necessário que os municípios intensifiquem as ações de combate à doença. “O ano de 2017 só se encerra em março, mas identificamos 935 casos. Desses, 66 são em crianças menores de 15 anos, que indica que a doença está em atividade. E a forma multibacilar, que é a forma de transmissão da doença são 631 casos, é um parâmetro muito alto no estado, por isso precisamos trabalhar para melhorar esses indicadores”, avalia.

Além do Fórum Estadual de Hanseníase realizado em Teresina, estão previstas atividades nos municípios de União, Floriano, Picos, Parnaíba.

Comentários