Mundo

Homem do Ano: Homenagem a Bolsonaro constrange museu de Nova York

O nome do americano homenageado este ano ainda não foi divulgado.

Segunda - 15/04/2019 às 11:04



Foto: Reprodução / Internet Bolsonaro
Bolsonaro

O Museu de História Natural dos Estados Unidos, com sede em Nova York, expressou nesta quinta-feira (11) “profunda preocupação” com uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, agendada para maio em sua sede. Bolsonaro foi escolhido para receber o prêmio "Personalidade do Ano" da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos em seu jantar de gala, em 14 de maio.

Todos os anos, a câmara escolhe duas personalidades, uma americana e outra brasileira, e as premia em seu jantar de gala para mais de mil convidados, com entradas ao preço individual de US$ 30 mil, que estão esgotados. O nome do americano homenageado este ano ainda não foi divulgado.

"O evento externo e privado, no qual o atual presidente do Brasil será homenageado, foi reservado no museu antes de o homenageado ser escolhido", reagiu o museu em sua conta no Twitter. "Estamos profundamente preocupados e estamos explorando nossas opções", acrescentou.

A preocupação foi levantada por ativistas ambientais, segundo o site de informações on-line Gothamist, que cita várias fontes no meio ecologista. Treze representantes de povos indígenas denunciaram nesta quarta-feira (10), em carta aberta publicada no jornal francês Le Monde, que a política ambiental de Bolsonaro os deixa às portas de "um apocalipse".

"Esse governo quer monopolizar toda a Amazônia e sangrá-la ainda mais construindo novas estradas e ferrovias", alertam a cacique Ivanice Pires Tanone, do povo Kariri Xocó, e o cacique Paulinho Paiakan, do povo Kayapó, entre outros dirigentes.

Fonte: RFI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: