Homem anuncia venda de CNH na internet e diz que documento é emitido pelo DETRAN

Vários anúncios com o mesmo texto são feitos nos grupos de venda de Teresina, depois são excluídos


Print dos anúncios

Print dos anúncios Foto: Piaui Hoje

Um anúncio postado no facebook na manhã desta sexta-feira (24) em um grupo de vendas de Teresina, oferecia Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a realização de exames teórico e prático. A equipe do Portal Piauí Hoje entrou em contato com Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), que informou não ter conhecimento do caso.  

A venda de Carteiras de Habilitação gerou a desconfiança e até revolta em alguns internautas. O vendedor com o nome de Kleber Souza, que provavelmente possui um perfil falso, diz que não é necessário passar por nenhum procedimento como exames médicos e provas para ter o documento. 

O suposto vendedor pede que os interessados façam contato exclusivamente pelo WhatsApp, para um número que tem DDD do Ceará. Todo o processo para obter a CNH, em qualquer local do país, é bastante rigoroso. Alguns internautas não gostaram da postagem e chamaram o vendedor de pilantra, dizendo ainda que o documento é falso. Outros mostraram interesse e deixaram até o número de telefone. 

comentários

A nossa equipe se passou por uma pessoa interessada em obter a CNH e em contato com vendedor através do WhatsApp. O homem informou que o valor do documento é R$ 950 para a categoria AB. Na maioria das autoescolas a categoria AB – moto e carro – custa em média R$ 1800 em Teresina, fora as taxas do Detran e exames médicos.  

Nossa equipe fez a seguinte pergunta “se eu cair numa blitz, vão descobrir que o documento é falso?”, foi então que o vendedor garantiu que o documento vem do Detran, que não é falso. 

“Não, se cair numa blitz passa normal porque seus documentos vão ‘tá’ no Detran, a carteira vem de lá. A diferença é que você não passa pela autoescola, porque na autoescola você faz exame, faz aquelas coisas lá. É aquele negócio, você já vai direto no Detran para emitir a carteira, sem passar por prova nenhuma, é só essa a diferença”, disse o anunciante.  

O Piauí Hoje entrou em contato com a assessoria do Detran-PI solicitando algum tipo de posicionamento, mas até o momento o órgão não se manifestou. A Polícia Civil do Estado disse que não recebeu nenhuma informação sobre o caso. 

Anúncios em vários estados 

Os perfis dos anunciantes foram analisados pelo Piauí Hoje e tem características de perfil fake, sem muitas informações e sem fotos. No mesmo tipo de anúncio encontramos dois anunciantes, um de nome Kleber Souza e outro com o nome de Cleber Felix. 

Os grupos alvos dos anúncios são os de venda, como OLX e Mercado Livre. As postagens feitas pelo perfil Kleber Souza ficaram no ar por cerca de 15 minutos e depois foram excluídas. Já do perfil Cleber Felix permanecem nos grupos e não possuem comentários. 

No grupo do Mercado Livre Teresina, o anúncio teve uma rápida interação, mas logo foi excluída.  

Anúncio é feito em grupos de vários estados

Internautas devem ficar atentos 

Todo mundo sabe que o processo para se obter a CNH é burocrático e leva tempo. O candidato tem que passar por várias etapas, começando pela matricula na autoescola. Depois vem o teste psicológico, exame médico, curso teórico, prova teórica e por fim a prova prática, a que mais reprova os alunos das autoescola.  

Não é tão é fácil e por isso sempre há quem se aproveite da situação para tirar vantagens. Na internet tem muitos anúncios que prometem a venda da CNH falsa ou até mesmo o documento original emitido por meios ilegais. Os anunciantes ainda oferecem o produto por um preço inferior e rápida entrega.  

Esses tipos de anúncios atraem muitas pessoas que têm interesse em obter o documento com facilidade.  Mas o que pode estar por trás desses anúncios?  

Os anunciantes podem fazer parte de uma quadrilha que rouba os dados das vítimas, pois para a emissão da CNH é necessário que o interessado informe os dados dos documentos. A vítima também pode fazer o pagamento para obter o documento e os fraudadores sumirem com o dinheiro.  

De qualquer forma, o negócio é ilegal! O risco é grande para quem se aventura a comprar a CNH, principalmente pela internet, podendo até cumprir penas legais. Fique atento! 

Conversa com o anunciante

Fonte: Piauí Hoje

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: